• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Taxa de esforço: O que é e como se calcula?

A taxa de esforço é um indicativo para fugir ao endividamento. Se ultrapassar uma certa percentagem, é sinal que deve tomar algumas medidas. Saiba tudo sobre a taxa de endividamento.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Como calcular a taxa de esforço?

Taxa de esforço: O que é e como se calcula?
  • Não caia em situação de sobreendividamento, previna-se.

O que é a taxa de esforço?


A taxa de esforço é a percentagem de rendimento familiar afeta ao pagamento de prestações de crédito contraído.

Ou seja, revela o impacto que os créditos têm no seu orçamento familiar e demonstram a gravidade do endividamento.

E como se calcula a taxa de esforço?


A taxa de esforço é o valor que separa as prestações com créditos do rendimento familiar. Para calcular a sua taxa de esforço, divida o valor total das suas prestações com créditos pelo seu orçamento familiar, multiplicando depois por 100.

Caso esta operação apresente um valor muito alto significa que as prestações com créditos absorvem uma parte significativa do seu orçamento familiar e, como tal, deverá tomar medidas imediatas.

Considerações importantes


A sua taxa de esforço não deverá ultrapassar os 40%. Um valor mais alto do que este significa que grande parte dos seus rendimentos são canalizados para o pagamento de créditos.

E já se sabe, quanto maior for o peso dos créditos no seu orçamento familiar, mais facilmente poderá ter dificuldades financeiras em caso de algum imprevisto — doença, desemprego ou divórcio, por exemplo.

Mas atenção, uma subida das taxas de juro podem também ser suficientes para lançar o caos na sua vida, caso a sua taxa de esforço seja demasiado alta já que poderá não conseguir fazer face a todos os seus compromissos.

O que fazer para travar uma taxa de esforço elevada?


Se a sua taxa de esforço for alta tente, a todo o custo, reduzir o peso das prestações de crédito no orçamento familiar.

Se possuir algumas poupanças, tente amortizar os créditos para conseguir reduzir a sua taxa de juro e a probabilidade de vir a ter problemas financeiros graves.

Caso já possua algumas dificuldades financeiras, tente entrar em conversações com o seu banco, renegociando os seus créditos. Tome esta atitude antes de entrar em incumprimento para que as negociações possam ser mais eficazes.

Leia também:
Maria Garcês
como calcular a taxa de esforço? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt