• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Cartões

Última actualização em 20 /08 /2015.

Um cartão bancário é uma forma de pagamento, a débito ou a crédito, emitido pelas Instituições de Crédito. Conheça aqui os principais produtos financeiros desta categoria e informe-se sobre o cartão que mais lhe convém.

 
Cartões
  Cartões bancários Os cartões bancários são a forma de pagamento de bens e serviços que mais usamos no nosso País. O crescente aumento de utilização dos cartões bancários insere-se na tendência que se tem observado em Portugal nos últimos dez anos no sentido de estimular o uso de instrumentos de pagamento electrónico em substituição dos instrumentos suportados em papel, como o cheque. De facto, dos pagamentos que não são em notas e moedas, mais de metade são efectivamente realizados com cartões bancários.    Tipos de cartões bancários Os cartões bancários dividem-se quanto à sua utilização em duas categorias distintas:    cartão de débito   cartão de crédito   Cartões de crédito O cartão de crédito tem associado um limite máximo de crédito (plafond) e funciona como uma linha crédito revolving. Quando o cartão é utilizado pelo cliente, este beneficia de um crédito concedido pela instituição que emitiu o cartão. A dívida do cliente chega depois de o cartão ser utilizado, sendo que existe uma data limite de pagamento que sendo respeitada não implica juros para o utilizador. Se pagar parceladamente vai pagar juros sobre o montante que ficou em dívida. As taxas são variáveis dependendo do cartão de crédito e da instituição que o emite.    Recentemente foi aprovado em Conselho de Ministros uma fórmula de cálculo qque define como texto máximo de 27,5% os juros cobrados nos cartões de crédito. Uma medida que vem reconhecer o recurso comum aos cartões de crédito e que por isso mesmo potencia taxas de juro altíssimas e até mesmo usurárias. Sendo os créditos ao consumo e os cartões de crédito uma das principais causas do endividamento das famílias portuguesas etsa medida tenta ser um travão para os juros excessivos.   Tudo o que precisa saber sobre cartões de crédito »  Como pedir um cartão de crédito rápido? »    Cartões de débito Um cartão de débito, ao contrário do cartão de crédito, permite pagar directamente o valor de uma compra diretamente da conta corrente ou poupança do utilizador. Possui as mesmas dimensões dos cartões de crédito mas no funcionamento aproxima-se mais do cheque na medida em que representa uma ordem de pagamento sobre fundos da conta do utilizador.   Leia também:  Cartões de crédito com taxas mais competitivas » Os 5 cartões de crédito mais baratos do mercado »
Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt