• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

É vantajoso subscrever Certificados de Aforro?

Os Certificados de Aforro são mais um instrumento que lhe permite amealhar e ganhar alguns euros extra. Conheça as principais vantagens dos Certificados de Aforro.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Compare os Investimentos com as taxas mais competitivas do mercado!

SIMULAR

4 Vantagens dos Certificados de Aforro

É vantajoso subscrever Certificados de Aforro?
  • Quer poupar e ganhar? Saiba como…

Principais vantagens dos certificados de aforro?


1. Risco inexistente
Apesar de ser um título de divida pública, os certificados de aforro são um produto livre de risco já que, aconteça o que acontecer, o capital investido é sempre devolvido aos seus investidores.

O facto de ser um título de dívida pública também garante o pagamento a todos os investidores já que é muito difícil que um Estado declare falência e não consiga pagar os empréstimos.

2. Liquidez elevada
Os certificados de aforro têm uma alta rentabilidade e a sua subscrição pode ser mais vantajosa do que constituir uma banal conta poupança.

Só para ter uma ideia, a conta poupança Montepio 24 garante-lhe juros de 1%, enquanto que com os certificados de aforro consegue uma liquidez de 2,26 (Dados de Dezembro), a cada trimestre.

Certificados de aforro comparados com outros produtos são mais vantajosos


Ou seja, os certificados de aforro são uma espécie de depósitos a prazo que são renovados automaticamente de três em três meses e os juros são calculados com a mesma periodicidade. No entanto, ao fim de três meses os juros são capitalizados ao valor do título e no trimestre seguinte receberá juros dos juros do trimestre anterior.

3. Custo
Para possuir certificados de aforro necessita, apenas, de investir 100€, adquirindo cem títulos de dívida pública.
No entanto, e apesar de ser necessário gastar o mínimo de 100€ para os comprar, os certificados de aforro não têm mais quaisquer custos. Ou seja, não existem comissões de abertura, manutenção ou resgate. Da mesma forma que não serão cobradas taxas por consulta de saldos e rentabilidades.

4. Impostos 
Os certificados de aforro têm uma retenção na fonte de 28%, feita todos de 3 em 3 meses e, por isso mesmo, a capitalização é feita apenas sobre os juros líquidos. Apesar disso, não necessita incluir estes rendimentos no seu IRS já que se trata de uma taxa liberatória.

Leia também:
Maria Garcês
4 Vantagens dos Certificados de Aforro - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt