Aguarde por favor...
A página está a ser carregada.

loading
  • Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Vantagens na importação

Tendo em conta os altos custos da compra de carro em Portugal, muitas são as pessoas que consideram esta alternativa. Além disso, para os mais excêntricos que procuram a originalidade, também pode ser uma solução pois em países como Alemanha ou Japão por vezes são lançados modelos que nunca chegam a Portugal.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Automóvel!

Simulação das melhores taxas para Crédito Automóvel!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

24
96

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão partilhados com os nossos Parceiros.
SIMULAR

Vale a pena importar carro?

Vantagens na importação

Compensa importar um carro?

 

Existem várias vantagens na importação de um carro, especialmente, se for usado. Sendo novo, a diferença de preço entre Portugal e por exemplo, Espanha é gritante mas não compensa porque depois tem várias despesas com a legalização do automóvel.

 

Para comprar um carro no estrangeiro existem formas seguras de o fazer: quer seja na marca, num stand ou até em feiras, passando por mediadores online que também ajudam durante todo o processo, desde a pesquisa do automóvel pretendido até à legalização do mesmo, mediante o pagamento de uma determinada comissão.

 

Para os grandes apreciadores de automóveis, o comprar no estrangeiro tem a vantagem de poder ser o único a conduzir um modelo em Portugal, pois existem vários modelos que são lançados lá fora mas nunca chegam ao nosso país.

 

Outra vantagem é que aquilo que cá é considerado extra noutro país é um componente obrigatório, como é o caso de ar condicionado, logo a tecnologia é claramente superior à nacional.

 

Legalização de um carro em Portugal

 

A legalização do carro é o mais complicado pois é bastante burocrático e caro, mas como já vimos, se for um carro usado vale a pena! No entanto, curiosamente, o Orçamento de Estado 2011 veio aliviar um pouco a carga fiscal que ficava do lado do comprador na compra de um carro importado usado.

 

A compra de um carro usado importado dá direito a uma redução no IA Imposto Automóvel ou ISV Imposto sobre veículos, redução essa que incide sobre a cilindrada e a componente ambiental e que é tanto maior, quanto mais anos tiver o carro. De acordo com a nova tabela de redução do ISV, por exemplo, se um carro tiver entre 1 a 2 anos a redução é de 20%, mas se for com 5 anos já tem uma redução superior a 40%.

 

Então muito resumidamente, o processo de legalização passa por:

 

  • Pense como irá ser feito o transporte. Se você próprio o vai trazer para Portugal, terá que no país onde comprou, adquirir uma matrícula temporária, que lhe permite conduzir nos 2 países.
  • Se não pretende conduzir então terá que contratar o transporte por camião, assim como o reboque à chegada a Portugal.
  • Não se esqueça que depois de o veículo chegar a Portugal dispõe de 4 dias para iniciar o processo de legalização.
  • Terá que levar o carro a um centro de inspecções, para então lhe ser atribuída uma matrícula nacional.
  • Terá que de seguida solicitar a homologação à Direcção Geral de Viação ou actual IMTT – Instituto de Mobilidade dos Transportes Terrestres.
  • Entretanto terá que se deslocar à Alfandega para solicitar uma matrícula nacional. Com a obtenção da matrícula tem que a registar novamente no IMTT.
  • Tem que aguardar 2 meses para então pedir o documento único automóvel.
  • Tem 45 dias para fazer todos os pagamentos de impostos inerentes à compra de carro usado. Um deles é o imposto único de circulação que deverá pagar nas Finanças.
  • Por último, mas não menos importante ainda tem que subscrever um seguro automóvel.

 

Agora é uma questão de fazer contas e perceber se compensa ou não a compra de um carro usado importado. Esperamos que o Meu Portal Financeiro o tenha ajudado com estas dicas a tomar uma decisão mais ponderada.

 

Saiba qual o financiamento adequado para o seu novo carro. » 

Maria Garcês
vale a pena importar carro? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 26 days

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt