• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Bancos ficam a lucrar com fundos de pensões

De acordo com o Governador do Banco de Portugal, os bancos é que ficam a ganhar com a transferência dos fundos de pensões para a Segurança Social porque as taxas de rendimento e a valorização dos activos alteram-se. Vejamos em que ponto é de facto vantajoso para os bancos.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com
SIMULAR

Transferência de fundos de pensões - quem fica a ganhar?

Bancos ficam a lucrar com fundos de pensões

 

Recorde-se que a transferência dos fundos de pensões de bancos privados para a Segurança Social foi a solução encontrada pelo Governo para cumprir a meta do défice orçamental em 2011.

Para o Governador do Banco de Portugal, esta "operação" faz com que a banca fique ainda mais sólida, isto porque é do interesse dos bancos a transferência desta "contingência, porque as taxas de rendimento e a valorização dos activos alteram-se".

Estas declarações motivaram a reacção do partido comunista que acusa o Governo de proteger os interesses dos bancos, ignorando os interesses dos pensionistas.

A banca já transferiu 55% dos fundos de pensões, que é o mesmo que dizer,  3,3 mil milhões de euros, sendo que o valor restante será entregue ao Estado até 30 de Junho de 2012.

O Estado não poderá utilizar este montante para outra coisa a não ser "o pagamento de dívidas públicas", reduzindo o "endividamento público junto do sector bancário, injectar liquidez na economia, e facilitar o processo de desalavancagem dos bancos sem pôr em causa o financiamento da economia", segundo palavras do Governador.

Para os bancos acaba por ser vantajoso porque terão uma maior liquidez, quer porque desta forma o Estado vai pagar as suas dívidas à banca ou mesmo que não pague à banca, há-de pagar a outros credores, o que se traduz em depósitos, voltando assim mesmo para o sistema financeiro.

 

Maria Garcês
transferência de fundos de pensões - quem fica a ganhar? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 17 days 5 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt