• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Saiba o que é a TAEG

A linguagem financeira é, para a maioria das pessoas, bastante complexa e o nosso intuito é tornar tudo mais simples e acessível. Assim, decidimos explicar-lhe o que é a TAEG, no artigo que se segue.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
À procura dos Cartões Bancários com mais vantagens?

À procura dos Cartões Bancários com mais vantagens?

Compare de forma clara, simples e gratuita as soluções de Cartões que mais se adequam a si.

SIMULAR

TAEG: O que é?

Saiba o que é a TAEG
  • Seja um consumidor informado e consiga atingir os seus objectivos.

A importância da TAEG

 

Conhecer bem a Taxa Anual Efectiva Global - TAEG - é fundamental para saber escolher o melhor crédito para as suas necessidades.

 

A TAEG é expressa por uma percentagem e representa todos os encargos com o financiamento a cargo do cliente. Por exemplo, se solicitar um empréstimo que tenha uma TAEG de 15%, significa que pagará anualmente 15% sobre o montante emprestado.


Na definição da TAEG os ítems mais relevantes são:


1. Juros
2. Comissões
3. Seguros
4. Despesas de processo
5. Impostos

A TAEG é, na prática, o valor que a entidade financeira ganha ao lhe emprestar dinheiro. Na hora de contratar um crédito, um dos valores que deve ter em consideração é precisamente o da TAEG ... quanto mais baixo menor o valor a pagar pelo empréstimo.

 

Lembre-se

Quando estiver a analisar as propostas de financiamento, tenha sempre em atenção o valor da TAEG. Faça bem as contas e lembre-se que uma TAEG mais baixa significa que o seu crédito ficará mais barato e é precisamente isso que se pretende.

 

Nota: Atenção, todas as propostas de financiamento deverão ter, de forma visível, o valor da TAEG. Assim, caso a sua proposta não contenha esta taxa, questione a financeira e não se deixe enganar.

 

Quais os segredos para conseguir um óptimo crédito?

 

  • Credibilidade da instituição financeira
  • Montante total de financiamento reduzido
  • Prestação baixa
  • Taxas de juro acessíveis
  • Prazos de pagamento não muito extensos

 

E como conseguir este crédito?

 

É verdade, conseguir um crédito com todas estas características não é fácil mas tem que começar por algum lado e o essencial é mesmo ter acesso a várias propostas de financiamento, conseguindo assim encontrar o financiamento adaptado às suas necessidades.

 

Apesar de as financeiras apostarem em créditos com prestações baixas, é essencial que tenha atenção a alguns dados, conseguindo assim ter acesso a um crédito que não seja prejudicial à sua saúde financeira.

 

A saber...

 

  • Saiba qual o montante total de financiamento
  • Prazo de pagamento do crédito
  • Analise a TAEG

 

Leia também:

Como conseguir uma TAEG mais baixa? »

Crédito pessoal rápido com problemas bancários »

Crédito pessoal rápido: Conheça as ofertas »

Maria Garcês
tAEG: O que é? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt