• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Os certificados de aforro são ideias para quem não quer risco

Qualquer que seja o ângulo de análise, os certificados de aforro são sempre mais interessantes do que os depósitos a prazo. Por que motivo os portugueses ainda preferem os depósitos?

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Compare os Investimentos com as taxas mais competitivas do mercado!

SIMULAR

Será que vale a pena investir em certificados de aforro?

Os certificados de aforro são ideias para quem não quer risco
  • Melhor taxa de retorno
  • Menos risco
  • Menor necessidade de investimento
  • Mais flexibilidade
Possivelmente já se terá perguntado se vale a pena investir em certificados de aforro. Infelizmente, estes produtos de aforro que eram muito populares no passado vieram a perder grande parte da sua atratividade muito por culpa do poder político que altera as regras a seu bel-prazer!

Estas alterações das regras a meio do jogo levam as pessoas a desconfiar. Ninguém quer emprestar dinheiro quando não sabe se entretanto mudam as políticas. Aliás, existindo um conjunto extenso de vantagens dos certificados de aforro face aos depósitos a prazo, pelo menos há uma desvantagem: os bancos têm de cumprir os contratos com os seus clientes. Já o Estado...

Vitor Gaspar fez muito pelos certificados de aforro!


Podendo ser criticado pelas medidas de austeridade que marcaram a sua governação, o anterior ministro das finanças fica também na história por ter tornado os certificados de aforro um ótimo produto de aforro.

Quando Portugal andava a financiar-se no estrangeiro a taxas elevadíssimas Vitor Gaspar decide aumentar o prémio dos certificados e aforro tornando-os produtos financeiros muito mais interessantes. Aliás, esta medida veio a gerar algum desconforto na banca pois o Estado começou a competir agressivamente com os depósitos a prazo.

Como comparar os Certificados de Aforro com os Depósitos a Prazo


Desfazendo um mito, os Certificados de Aforro são muito mais interessantes do que a generalidade dos Depósitos a Prazo. Podemos sumariar as vantagens em alguns pontos:

  • Taxa de retorno bastante superior;
  • Risco inferior (quem empresta ao banco arrisca-se a uma falência...);
  • Montante de investimento mais baixo (a partir de 100€);
  • Prazos de investimento mais flexíveis (se não cumprir os prazos nos depósitos perde a totalidade dos juros investidos).

Infelizmente, a taxa de imposto é semelhante e demasiado elevada (28%), imposto que é pago trimestralmente.

Como poderá constatar, o investimento através de certificados é muito melhor do que o investimento em depósitos a prazo qualquer que seja o ângulo de avaliação. Resta perguntar os motivos que levam as pessoas a preferir aos depósitos?

Leia também

Maria Garcês
será que vale a pena investir em certificados de aforro? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt