• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Novas regras para o seguro de vida vitalício beneficiam Portugueses

Proposta de regulação do novo seguro já entregue ao Governo. Este Seguro deverá ser aprovado até ao final do ano

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Seguros de Saúde vitalícios: Só para os ricos?

Novas regras para o seguro de vida vitalício beneficiam Portugueses

O Instituto de Seguros de Portugal tem vindo a desenvolver um projecto de alterações legais no que toca aos seguros de saúde. Esta semana já fez chegar ao Governo o projecto concluído e espera que até ao fim deste ano, o mesmo seja aprovado.

Como se sabe, os seguros de saúde, de uma forma geral, têm uma idade limite a partir da qual o contrato já não poderá ser renovado, assim como existe uma idade limite para a subscrição, por volta dos 65 anos.

Segundo a Associação Portuguesa para a defesa dos consumidores (DECO) estas limitações são o ponto fraco dos seguros de saúde. Isto porque, o consumidor anda uma vida inteira a pagar um seguro de saúde e na fase da vida que mais precisa do seguro, o mesmo caduca.

No fundo este projecto já entregue ao Governo apresenta como pricipal medida disponibilizar seguros vitalícios ou sem limite de idade.

Outra característica importante do seguro de saúde vitalício é que a alteração do estado de saúde do Segurado não poderá provocar qualquer alteração às coberturas contratadas.

Uma outra regra deste seguro é que para fazer um seguro vitalício é necessário calcular a eventual duração do contrato e repartir o valor do prémio por níveis. O que significa que, se um jovem subscrever este tipo de seguro, vai pagar um prémio superior ao que pagaria se contratasse um seguro com base anual. No entanto, desta forma, está já a compensar o prémio que iria pagar numa fase mais avançada do contrato, em que o risco é obviamente, mais elevado.

Após a eventual aprovação por parte do Governo deste projecto, o qual, o ISP - Instituto de Seguros de Portugal, acredita que irá acontecer até ao final deste ano, só vai ser necessário que as Seguradoras coloquem os mesmos em comercialização.

O sector segurador está bastante reticente quanto a este novo produto. Segundo declarações do presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), Pedro Seixas Vale, este produto vai ser contratado por um número bastante reduzido de pessoas com capacidade financeira, uma vez que irá ser muito caro.

Maria Garcês
seguros de Saúde vitalícios: Só para os ricos? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt