• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Particularidades do seguro de mota

Seguro para mota contra danos próprios difícil de contratar

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Seguro para motas

Particularidades do seguro de mota

O seguro de mota é obrigatório e consiste num seguro de responsabilidade civil de 750 mil euros para danos materiais e 500 mil para danos corporais.Mas muitas seguradoras colocam entraves na altura de fazer este seguro principalmente se o cliente quiser com danos próprios.

Conheça algumas particularidades do seguro de mota:

Devido ao enorme risco inerente ao andar de mota, muitas são as seguradoras que ficam reticentes em aceitar fazer o contrato de seguro. Tal agrava-se ainda mais se tiver pouca experiência, isto é, menos de 2 anos de carta ou menos de 25 anos, se tiver um historial de acidentes e principalmente se não for cliente na respectiva seguradora. Mas como em todos os seguros, pode solicitar uma declaração de recusa e quando reunir 3 dirija-se ao ISP, pois este será obrigado a nomear uma seguradora para lhe fazer o contrato.

 

A apólice de responsabilidade civil são iguais às de automóvel, quer para danos materiais como corporais, ou seja, o seguro cobre os danos causados a terceiros até ao limite que foi contratado.

 

Se pretender ficar completamente protegido contrate um seguro de danos próprios. No entanto, prepare-se para enfrentar grandes dificuldades, pois as seguradoras colocam vários entraves à realização deste seguro, pelo natural risco envolvido. Pontos que poderão jogar a seu favor serão contratar este seguro onde já tenha outros seguros, se possível todos, pois assim terá maior facilidade em negociar o contrato. Algo que também pode ajudar é adquirir o veículo a leasing pois as locadoras exigem seguro de danos próprios e então disponibilizam aos clientes uma apólice da seguradora com a qual têm protocolo, no entanto, tem que ficar sujeito às condições da companhia que podem não ser as mais vantajosas. Por fim, pode sempre recorrer a um mediador de seguros, que tem uma maior capacidade de negociação, acabando por ser mais fácil e barato.

 

Para viajar para o estrangeiro tenha em atenção quais são os países abrangidos pelo seguro, na sua Carta Verde. Se o país pretendido não fizer parte do contrato pode pedir uma extensão territorial.

 

O prémio vai variar tendo em conta vários factores, como por exemplo, a região do país. Isto é, para os residentes em Beja ou Évora, os condutores têm desconto de 5% a 25%, o que já não acontece numa cidade como Porto ou Lisboa onde o tráfego é claramente superior e o risco de acidente também. Para os condutores que já tenham participado acidentes, vêm o seu prémio agravar e em alguns casos até aos 200%, dependendo sempre do nº de acidentes já participados. O mesmo acontece com os jovens até aos 25 anos ou que tenham pouco tempo de carta que são obrigados a pagar um prémio superior em até 40%.

 

Tanto para motas como para carros a apólice rege-se pelos mesmos princípios, pelo que a escolha da seguradora passa pela comparação de preços e serviços prestados. Para as motas, as seguradoras definem duas classes de cilindrada, que são ou até 500 cc – centímetros cúbicos ou mais. Ainda há algumas que definem classes de 250 cc ou inferiores.
Maria Garcês
seguro para motas - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 4 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt