• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Procedimentos em caso de sinistro

Já que o seguro de incêndio é obrigatório para proprietários de apartamentos, muitos são os portugueses que preferem antes um seguro multirriscos habitação pois oferece coberturas muito mais amplas e não é assim tão caro tendo em conta os riscos que cobre. Seguro contratado. Ocorre um sinistro. Como proceder?

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Seguro Habitação - O que fazer em caso de sinistro?

Procedimentos em caso de sinistro

Seguro Habitação, o que fazer em casa de sinistro?

 

No caso de ocorrência de sinistro deve de imediato comunicar o facto à sua seguradora, por escrito, no prazo máximo de oito dias, a contar da data do seu conhecimento.

 

Nessa participação é obrigatório constarem os seguintes elementos:

 

  • Identificação do segurado Número da apólice Dia e hora da ocorrência Causa (conhecida ou presumível);
  • Natureza;
  • Montante provável dos prejuízos;
  • Outros elementos necessários à sua boa caracterização;

 

Após a participação deve utilizar todos os meios ao seu alcance para reduzir ou evitar o agravamento dos prejuízos decorrentes do sinistro e salvar os bens seguros.

 

Além disso, não deve remover ou alterar quaisquer vestígios do sinistro, nem consentir que outros o façam.

 

Finalmente, deve prover à guarda, conservação e beneficiação dos salvados. Assim como o segurado tem deveres, a seguradora também deve de forma diligente e rápida investigar o sinistro, avaliar os danos e pagar as indemnizações devidas.

 

Após a participação, a peritagem da Seguradora vai proceder à avaliação dos bens seguros, bem como os danos causados pelo acidente, tendo em conta os critérios estabelecidos para a determinação do capital seguro, a qual é sempre da responsabilidade do Tomador do Seguro.

 

Capital inferior ou superior à reconstrução

 

No caso de o capital seguro ser inferior ao custo de reconstrução ou substituição por novo, à data do acidente, é aplicada a regra proporcional na indemnização dos danos, na qual a Seguradora apenas responde pela parte proporcional dos prejuízos.

 

Caso contrário, sendo o capital seguro superior ao custo de reconstrução ou substituição por novo, então a Seguradora pagará o valor de reconstrução ou substituição.O valor da indemnização é pago em dinheiro se a substituição, reposição, reparação ou reconstrução dos bens seguros destruídos ou danificados não for possível, ou não repare os danos na sua íntegra, ou então por ser excessivamente para a Seguradora.Ao valor calculado terá que se deduzir a franquia, se assim estiver estabelecido no contrato.

 

A procura em termos de segurança é cada vez maior, daí que os banais seguros de incêndio que são obrigatórios foram ultrapassados pelos seguros multirriscos. Actualmente, além da preocupação em cumprir a obrigação de ter um seguro de incêndio e quem diz seguro de incêndio diz qualquer outro tipo de seguro, as pessoas começam a encarar os seguros não só como obrigações mas também como formas de protecção, garantias, salvaguardas e é bom que assim seja, para que as Seguradoras, cada vez mais consigam ir de encontro à procura dos consumidores e à satisfação das suas necessidades.

Maria Garcês
seguro Habitação - O que fazer em caso de sinistro? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt