• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Verifique aqui se o seguro de saúde é opção para si.

Numa altura em que as taxas moderadoras do serviço nacional de saúde aumentam, assim como as intermináveis listas de espera, os portugueses têm vindo a apostar em contratar seguro de saúde. 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Proteja-se e à sua família com um Seguro de Saúde!

Proteja-se e à sua família com um Seguro de Saúde!

Não poupe na saúde, poupe no seguro! Simulação gratuita e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
Quero poupar!

Seguro de saúde: sim ou não?

Verifique aqui se o seguro de saúde é opção para si.
  • As listas de espera do serviço nacional de saúde são uma das razões apontadas para adquirir um seguro de saúde.

 

As listas de espera dos hospitais e centros de saúde públicos e as taxas moderadoras a aumentar levam a que cada vez mais pessoas optem por ter seguro de saúde. Neste momento, é estimado que cerca de 20% da população portuguesa é abrangida por um seguro de saúde e isso demonstra que a rapidez e qualidade dos cuidados de saúde são cada vez mais importantes para os portugueses. Se é verdade que quando comparado com o serviço nacional de saúde, a mensalidade do seguro de saúde poderá ser mais onerosa, não menos verdade é que cada vez mais as pessoas apostam na qualidade e celeridade e, além disso, na capacidade de escolha do prestador de cuidados médicos.

 

Além disso, o seguro de saúde garante cuidados em caso de doença ou mesmo de acidente, concorrendo diretamente com os seguros de acidentes pessoais que não têm essa cobertura. Apesar de todas estas vantagens, o seguro de saúde torna-se mais dispendioso para a maioria das pessoas já que os custos vão aumentando à medida da idade do segurado. No entanto, as pessoas continuam a acreditar que o frágil acesso à saúde em Portugal compensa o valor anual a pagar pelo seguro de saúde, sendo que sempre que necessário poderá ser acionado. Este factor faz aumentar o prémio do seguro de saúde já que a sinistralidade decorrente deste produto é maior e, portanto, o risco para a seguradora aumenta.

 

Como subscrever um Seguro de Saúde?

O processo de subscrição de um seguro de saúde pode ser divido em duas etapas. A externa desenvolve-se ao nível do contacto com direto com cliente, com o preenchimento da documentação inerente ao seguro de saúde e que irá concretizar o contrato. Por norma, a documentação é composta por uma proposta de seguro e um questionário de saúde.

Da etapa interna faz parte a análise dos dados por parte dos serviços técnicos, dando destaque ao questionário clínico e é precisamente nesta etapa que o seguro de saúde é ou não aceite pela seguradora. Apesar de preencher toda a documentação, o processo só está completo quando os serviços centrais aceitarem a subscrição.

 

Os questionários de saúde

Como a aceitação do seguro de saúde depende do questionário de saúde e da avaliação do grau de risco, existem muitos proponentes que alteram o seu estado de saúde nos questionários para ser mais fácil conseguir a aceitação do seguro de saúde. No entanto, há ainda vendedores que o preenchem estes questionários de forma incorreta ou mesmo incentivam o proponente a faze-lo.

De salientar que este procedimento é totalmente incorreto e poderá levantar um problema ainda maior. Em caso de sinistro, a seguradora vai querer ter acesso à ficha clinica do proponente para tentar apurar quando tiveram início os sintomas que originaram o sinistro e se conseguir provar que está perante uma situação de omissão de questões de saúde, poderá anular o seguro de saúde e o tomador do seguro não terá direito a qualquer indeminização.

É preciso, portanto, ter consciência que tudo deverá ser processado da forma mais correta e verdadeira possível.

 

Qual o seguro de saúde mais indicado para si? »


 

Maria Garcês
seguro de saúde: sim ou não? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt