• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

O seu seguro de saúde além-fronteiras.

A saúde vem sempre em primeiro lugar e, portanto, quando viajar para fora de Portugal lembre-se de ter um seguro de saúde, peça o Cartão Europeu de Seguro de Doença.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Proteja-se e à sua família com um Seguro de Saúde!

Proteja-se e à sua família com um Seguro de Saúde!

Não poupe na saúde, poupe no seguro! Simulação gratuita e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
Quero poupar!

Seguro de Saúde - Cartão Europeu de Seguro de Doença

O seu seguro de saúde além-fronteiras.
  • O cartão que lhe garante cuidados de saúde na Europa.

Quando viajar na União Europeia, no Espaço Economico Europeu ou na Suíça, leve sempre consigo o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Este documento, único e comum a todos, assegura a prestação de cuidados de saúde a todos os beneficiários de um sistema de segurança social de qualquer Estado da União Europeia, Espaço Económico Europeu ou da Suíça. 

 

Como obter o Cartão Europeu de Seguro de Doença?

Para requer o documento, deve solicita-lo através da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde. Pela internet, pelo site http://www.seg-social.pt, necessita do número de beneficiário da segurança social (NISS), da palavra-chave deste serviço online ou se já tiver registado o seu cartão de cidadão. Pessoalmente e em Portugal, basta dirigir-se a um balcão de atendimento da Segurança Social da sua área de residência e preencher o formulário específico para o efeito, o GIT53-DGSS. Deverá, contudo, apresentar o Cartão de Identificação da Segurança Social, Cartão de Beneficiário de subsistema de saúde e Cartão de Utente do SNS. Poderá ainda recorrer a um balcão do subsistema de saúde de que é beneficiário em qualquer loja do cidadão. 

Se estiver nos Açores, deverá recorrer ao Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, IPRA, e na Madeira, nos serviços do centro de segurança social ou junto dos subsistemas de saúde. 

 

Onde pode ser utilizado?

O Cartão Europeu de Seguro de Doeça pode ser utilizado e requerido em 31 Estados, sendo que 27 são Estados-Membros da União Europeia, 3 são Estados-Parte do Espaço Economico Europeu (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e também na Suíça. 

O Cartão pode ser utilizado sempre que necessitar recorrer a cuidados de saúde fora do seu país de origem, servindo como uma espécie de seguro de saúde fora de portas. No entanto, não pode ser utilizado para usufruir de cuidados de saúde quando os mesmos não podem ou não prestados no país de origem. Ou seja, se Portugal não tiver meios técnicos capazes de fazer face à sua situação de saúde, deverá recorrer ao Centro Distrital da Segurança Social da sua área de residência e, ao invés de solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, deverá solicitar o formulário E112, juntamente com um atestado passado pelo médico de família. 

De salientar que o Cartão Europeu de Seguro de Doença não abrange prestadores de cuidados de saúde do sector privado e, portanto, deverá sempre recorrer ao serviço nacional de saúde do país onde estiver. Poderá também salvaguardar-se com um Seguro de Saúde.

Se, por acaso, necessitar recorrer a cuidados de saúde, terá todos os benefícios que os habitantes do país onde se encontra nesse momento. No entanto, e caso não exista um serviço nacional de saúde gratuito, o beneficiário será ressarcido do montante a pagar, de imediato ou assim que regresse ao país de origem. 


 

O que fazer antes de viajar?

Para que nada corra mal, quando estiver a planear a sua viagem deverá saber quais os procedimentos necessários para obter tratamento médico no Estado para onde se irá deslocar. Deverá também, assim que chegue ao país que o vai receber, sinalizar os locais onde poderá receber tratamentos médicos para que, numa emergência, saiba onde recorrer. 

Se tiver uma doença crónica especifica que necessite de tratamentos e/ou equipamentos específicos, o Cartão Europeu de Seguro de Doença também cobre a prestação destes cuidados. Neste caso, a sua viagem deverá ser organizada tendo em conta as suas limitações em termos de saúde e, portanto, tudo deve ser organizado ao mais ínfimo pormenor, garantindo assim que os cuidados médicos de que carece serão prestados. Deve recorrer ao centro de saúde que articule com as instituições do outro Estado-Membro para que os seus cuidados de saúde não sejam descurados. 

 

O cartão, pessoal, intransmissível e gratuito, deverá sempre acompanha-lo nas suas viagens dentro da União Europeia, Espaço Económico Europeu e da Suíça. Desta forma, garante que terá acesso a todos os cuidados de saúde necessários sem que tenha que arcar com as despesas e se veja perdido num emaranhar de burocracias em línguas que não domina totalmente. Para que melhor possa organizar a sua viagem, convém referir que o Cartão Europeu de Seguro de Doença demora cerca de 7 dias úteis para ser emitido e tem uma duração de 3 anos, geralmente. 

Garanta que a sua saúde não é posta em causa e solicite o Cartão Europeu de Seguro de Doença sempre que seja necessário. Se viajar, assegure sempre os imprevistos e jogue à defesa, pesquise sobre os sistemas de saúde existentes no país que vai visitar e saiba onde deve recorrer em caso de urgência. 

 

Leia também:

Seguros de saúde: sim ou não?


 

Maria Garcês
seguro de Saúde - Cartão Europeu de Seguro de Doença - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 19 days 1 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt