• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Seguro automóvel e peritagem: Tudo o que precisa saber

O seguro automóvel não o protege apenas em caso de acidente, mas também quando é necessário averiguar responsabilidades, através da solicitação de uma peritagem. Saiba mais, no artigo que se segue.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Seguro automóvel: O que é um pedido de peritagem?

Seguro automóvel e peritagem: Tudo o que precisa saber
  • Sempre que seja necessário, solicite o serviço de peritagem.

O que é um pedido de peritagem?

 

Um pedido de peritagem é um serviço solicitado pela seguradora do veículo sinistrado, por norma o culposo, a fim de apurar responsabilidades e proceder ao arranjo e pagamento dos danos causados.

 

Exemplo:

 

  • Um carro despistou-se e veio embater no seu carro?
  • Ficou ferido e necessitou de apoio médico?

 

Assim que entregue a sua participação do acidente, a seguradora do veículo causador do sinistro irá agendar uma peritagem para fazer o levantamento dos danos causados no seu carro.

 

O perito irá também contacta-lo para que se possa encontrar consigo, percebendo assim de que forma se deu o acidente e o que o motivou a receber cuidados médicos, apresentando assim as despesas decorrentes dessa assistência ao seguro do causador do sinistro.

 

O passo seguinte

 

O perito irá fazer um levantamento de responsabilidades e danos causados no decorrer do acidente e, depois, irá informar a seguradora responsável pelo seguro automóvel do causador do sinistro do seu relatório e conclusões.

 

Este levantamento é feito com base no relatório de ocorrência elaborado pelas forças policiais, quando envolvidas, na audição de possíveis testemunhas, na conversa com os envolvidos no sinistro e através da análise aos carros envolvidos, juntando a isso a documentação existente.

 

Assente nestas observações, a seguradora irá responder à participação do sinistro e ativar, ou não, o seguro automóvel respetivo.

 

E se não concordar?

 

Acontece, muitas vezes, o tomador do seguro automóvel não concordar com o relatório. Ou porque os factos não estão bem contextualizados ou porque a seguradora se nega a proceder aos arranjos necessários.

 

Neste caso, o tomador do seguro automóvel do automóvel sinistrado poderá sempre pedir uma nova peritagem.

 

Apesar de os resultados da peritagem poderem ser divergentes, convém estar preparado para entrar em negociações com a seguradora do causador do sinistro porque na grande maioria das vezes, é isso mesmo que é necessário.

 

Informa-se junto do seu mediador de seguro automóvel e não o descarte da responsabilidade de entrar em negociações ou mesmo colocar-se na linha da frente da resolução de todos os problemas que possam surgir de um acidente automóvel.

 

Se o serviço de peritagem é solicitado pela seguradora, não corro o risco de ter um perito pouco isento?

 

Esta é uma pergunta que se coloca várias vezes. Em teoria, os peritos são profissionais isentos e idóneos, que não se deixam moldar por pressões.

 

No entanto, a verdade é que como em todas as áreas de atividade, existem profissionais bons e outros menos bons. Apesar de tudo, a lei prevê que estes profissionais sejam constantemente auditados e, como tal, à partida, estamos protegidos contra possíveis fraudes ou falta de isenção.

 

Relatório de peritagem

 

O relatório de peritagem indica sempre os seguintes dados:

 

  • Valor comercial do carro
  • Valor do orçamento para reparação

 

Ressalva: A reparação do carro vai depender, em muito, da análise do perito. Assim, é de extrema importância que não entre em confronto com o perito.

Maria Garcês
seguro automóvel: O que é um pedido de peritagem? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 27 days 11 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt