• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Saiba escolher o seguro automóvel com as melhores garantias.

Seguro automóvel: o que devemos ter em conta quando vamos escolher o seguro auto.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Seguro automóvel - factores a considerar

Saiba escolher o seguro automóvel com as melhores garantias.

As ofertas variam entre seguros com coberturas obrigatórias, específicas ou opcionais. Para circularmos com o nosso veículo na via pública é obrigatório, por Lei, dispor de um seguro automóvel válido aquando da  circulação, de modo a cobrir os riscos de terceiros e, eventualmente, os danos próprios. Encontrar o seguro automóvel mais vantajoso para cada tipo de cliente nem sempre é fácil. Antes de subscrever o contrato de seguro verifique as diversas opções existentes.

 

Segredos para um seguro automóvel vantajoso

Num seguro automóvel é obrigatório ter cobertura de responsabilidade civil e protecção jurídica, no entanto o seu contrato de seguro automóvel poderá ter uma cobertura mais específica como a protecção dos ocupantes, protecção contra danos próprios, tais como choque, colisão, capotamento, incêndio, raio, explosão, furto ou roubo, quebra de vidros, etc., ou ainda uma cobertura opcional como por exemplo quebra de vidros de terceiros, actos de vandalismo e fenómenos da natureza, assistência em viagem especial para pessoas ou veículos e responsabilidade civil para danos materiais e corporais.

 

Ao analisar qual é a melhor opção de seguro automóvel para si verifique o preço da cobertura obrigatória e das coberturas facultativas. Para determinar o valor peça à Seguradora uma simulação do aumento do prémio em função do aumento do capital seguro em responsabilidade civil, ou então, através da Internet faça você mesmo essa simulação. Existem vários simuladores online que o podem ajudar a determinar o valor do seu seguro automóvel.

 

Um dos aspectos mais importantes a comparar será determinar quais os riscos que estão cobertos pelo seguro automóvel e quais os riscos não incluídos, assim como a extensão territorial das diversas coberturas. Analise igualmente as opções  relativamente à franquia e os correspondentes preços do seguro automóvel. O sistema de funcionamento da tabela de penalização e bonificação do prémio é outro aspecto a considerar, assim como todos os critérios definidos pelo segurador na avaliação do valor do automóvel no que toca à cobertura de danos próprios.

 

Por norma, o preço aumenta por cada sinistro da responsabilidade do segurado e diminui por cada um ou mais anos sem sinistros. Algo curioso é o facto das zonas geográficas também influenciarem bastante o prémio, pois o risco associado varia com as estatísticas de sinistralidade. Condutores de Lisboa ou do Porto, cidades consideradas de risco agravado, pagam até mais cerca de 25% mais do que os de Beja, por exemplo.

 

Dicas para ter um seguro automóvel mais barato, sem perder coberturas:

 

  • Manter todos os seus seguros na mesma seguradora; 
  • Fazer simulações em várias seguradoras e comparar os prémios; 
  • Confirmar se pode optar por alguma condição vantajosa, isto é, se for sócio de alguma entidade ou subscrever determinado produto pode por vezes ter vantagens em determinada Seguradora.

 

 

Leia também:

Seguros Low-Cost: a poupança à distância de um clique »  

Maria Garcês
seguro automóvel - factores a considerar - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt