Aguarde por favor...
A página está a ser carregada.

loading
  • Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Investir em títulos de dívida pública pode ser bastante interessante

Todos os fundos de pensões em Portugal são sujeitos a controlo do ISP, mas o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) não é sujeito a esta supervisão, no entanto é o maior investidor nacional em dívida pública portuguesa.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão partilhados com os nossos Parceiros.
SIMULAR

Segurança Social investe em dívida pública

Investir em títulos de dívida pública pode ser bastante interessante

É da responsabilidade do Instituto de Seguros de Portugal (ISP) a supervisão dos fundos de pensões, mesmo quando são públicos, como é por exemplo, o caso do fundo do Banco de Portugal.

A única excepção é mesmo o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) que não é sujeito a nenhuma regulação ou supervisão do ISP mas sim do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, e que é o maior investidor nacional em dívida pública portuguesa, pois tem 55% do seu património aplicado.

Este fundo existe apenas para garantir que no caso da Segurança Social entrar em ruptura estejam garantidos pagamentos de dois anos de pensões.

No entanto, numa situação dessas, o fundo terá que ter liquidez para conseguir assegurar o pagamento, mas o certo é que mais de metade do seu capital está aplicado em títulos com um elevado risco de incumprimento, sendo bastante complicado de encontrar compradores, ou mesmo encontrando compradores, quem vende vai perder dinheiro.

Actualmente, investir em títulos de dívida pública pode ser bastante interessante porque o risco também é muito grande. Existem essencialmente dois riscos:

 

Vender antes do tempo ideal porque os títulos estão a desvalorizar, o que acontece quando as taxas de juro sobem, e dessa forma o resultado é que o investidor perde dinheiro; Reestruturação da dívida, que no fundo é o Estado alterar as regras do jogo, e perante o risco de incumprimento dos seus compromissos, alterar prazos e taxas de juro, o que leva a que o investidor receba menos.

Maria Garcês
segurança Social investe em dívida pública - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 1 days 4 months

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt