• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Aumento do salário mínimo é solução?

O salário mínimo é valor de referência que serve para determinar aquilo que é humanamente possível receber pelo trabalho desenvolvido. Assim sendo, deverá existir um aumento?

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Salário Mínimo na Europa

Aumento do salário mínimo é solução?
  • O salário mínimo tem sido alvo de diversas discussões e teorias, ao longo dos anos.

 

Ao longo dos últimos anos tem existido diversas controvérsias em torno do salário mínimo e este valor tem sido paulatinamente aumentado, criando melhores condições de vida para os trabalhadores que o recebem. No entanto, patrões e funcionários estão de acordo quando referem que o valor é ainda muito baixo. 

 

Discute-se, hoje, o aumento do salário mínimo para os 500 euros, mas a intenção ainda não passou à prática por falta de envolvimento do Governo, de acordo com o que é dito por Sindicatos e associações patronais. Não obstante da necessidade de existir um acordo entre parceiros sociais, os patrões e as empresas são livres para aumentar o salário dos seus funcionários e, portanto, neste momento é quase curioso que aqueles que defendem um aumento do salário mínimo não o façam de livre e espontânea vontade. 

 

Com o 9º salário mínimo mais baixo da UE, Portugal discute hoje se esse aumento do salário mínimo irá implicar mais emprego. Será que o aumento do salário mínimo irá retrair a contratação ou impulsionar a economia? Num estudo apresentado recentemente, verifica-se que o aumento do salário mínimo irá ter um impacto negativo na economia na medida em que, além de não criar emprego, poderá ser fundamental para a perda de postos de trabalho. 

 

Mas não podemos, como é óbvio, encarar o ordenado mínimo apenas numa perspetiva de emprego, mas sim de forma englobada. Ou seja, aumento do salário mínimo poderá significar mais emprego e maior dignidade salarial. Como já foi referido, Portugal tem o 9º salário mínimo mais baixo da europa, só sendo ultrapassado pelos países do Leste. 

 

A discussão que se impõe e que leva a diversos embates de ideias é se o aumento do salário mínimo levará a um aumento de produtividade. Se uns consideram que as empresas são ainda competitivas porque apostam em baixos ordenados, outros afirmam que melhores ordenados elevam a produtividade dos trabalhadores e, por conseguinte, da própria empresa. Não há consenso nesta discussão e procura-se agora encontrar respostas para todas as questões que ficam no ar. Produtividade equivale a salários baixos? Salários mínimos mais altos incrementam a produtividade? E quando parece que as respostas começam a surgir, eis que aparece uma nova premissa para colocar em discussão. Salários mínimos mais altos estimularão a economia interna? Teoricamente, se uma família tiver mais rendimento, poderá consumir mais e isso levará a uma retoma na economia nacional. 

 

Mas é necessários que se façam discussões com proveito e se consiga chegar a uma solução que leve a que o aumento do salário mínimo possa, por um lado, criar emprego, e por outro, aumentar a produtividade das empresas. 

Mas neste momento será proveitoso obrigar todas as empresas portuguesas a cumprirem um salário mínimo de 500 euros? Haverá empresas que possam seguir esse caminho, mas muitas outras estarão já tão asfixiadas que esse mínimo aumento poderá significar o fechar de portas de forma permanente.

 

Maria Garcês
salário Mínimo na Europa - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 23 days 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt