• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Conheça alguns passos que poderão contribuir para um bom processo de financiamento.

Neste momento de crise, situações inesperadas podem surgir e fragilizar a situação económica de um agregado familiar. Como solução, a maior parte das pessoas procuram instituições financeiras, sem saber muitas das vezes como atuar.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Saiba contrair um crédito

Conheça alguns passos que poderão contribuir para um bom processo de financiamento.
Se tiver como objetivo contrair um crédito habitação, automóvel ou pessoal, comece por juntar uma boa parte do dinheiro primeiro. Para além de reduzir o seu nível de endividamento, poderá obter condições de financiamento mais vantajosas.
Se possível, procure os bancos que lhe garantem as melhores taxas de juros. Compare as propostas de todas instituições financeiras. Comece por contatar o seu banco, faça prevalecer a sua posição de cliente e negoceie. Simule diversos montantes para vários prazos e esteja atento a condições de financiamento, como seguros, comissões ou impostos.
Antes de tomar a decisão, analise bem a sua situação atual financeira. O valor total das suas dívidas não deve ultrapassar 35% do seu rendimento mensal líquido.
No momento de assinar contrato, certifique-se que leu atentamente todos os termos e condições, para evitar futuras surpresas. Muitas vezes, os consumidores são apanhados desprevenidos com algumas alterações de crédito que já estavam previstas no contrato. Se sentir necessidade, peça ajuda a alguém de confiança.
De forma a optar pela melhor proposta, utilize a taxa anual efetiva (TAE), no crédito habitação, e a taxa anual efetiva global (TAEG) no crédito a consumo, como principal indicador de comparação.
Depois de contrair o crédito, se a sua situação financeira melhorar, amortize (ainda que parcialmente) o seu crédito. Para além de pagar menos juros, irá suavizar as prestações.
Pode recorrer a esta solução ou suportar mensalidades mais altas, para diminuir o prazo de pagamento. Por vezes é mesmo possível conciliar estas duas opções. No entanto, perante estas situações conte sempre com penalizações bancárias.
Durante um processo de financiamento, é aconselhável procurar ter uma relação próxima com o banco, pois pode fazer toda a diferença na prestação mensal a pagar.
Maria Garcês
saiba contrair um crédito - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt