• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Cuidados a ter com o crédito pessoal

Damos-lhe 5 conselhos a considerar na hora de utilizar um crédito pessoal

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Saiba como usar o crédito pessoal

Cuidados a ter com o crédito pessoal
  • 5 conselhos para o crédito pessoal
  • As melhores formas de usar o crédito

O crédito pessoal é uma opção para muitas pessoas e os motivos para o contratarem variam de acordo com uma série de necessidades de financiamento. Carro, obras, curso, despesa inesperada ...

 

Apesar de as condições de acesso serem agora mais restritas, são ainda muitas as entidades financeiras que concedem este tipo de crédito. As condições variam, não apenas de instituição para instituição, mas também de acordo com o perfil do cliente que solicita o crédito.

 

Damos-lhe cinco dicas que o podem ajudar a decidir por um crédito pessoal.

 

1. Utilize o crédito pessoal com moderação e só em caso de necessidade

 

Um crédito pessoal é uma obrigação que a pessoa assume durante vários meses ou anos, comprometendo-se a pagar ao banco o dinheiro que este lhe emprestou. O esforço financeiro para pagar será sempre significativo. Deixando-se de se pagar entra-se em incumprimento, com implicações que podem vedar o acesso ao crédito durante vários anos.

 

  • Opte pelo crédito pessoal apenas se necessita verdadeiramente
  • Faça as contas e tenha a certeza de que está em condições de pagar
  • Seja moderado, peça apenas o valor de que necessita

 

2. Utilize o crédito pessoal apenas para situações importantes

 

O conceito de importância varia de pessoa para pessoa. No entanto, é commumente aceite que existem despesas que justificam um crédito pessoal (obras urgentes, automóvel, curso de pós-graduação ...) e outras que não o justificam (viagem às Maldivas, jantar num dos melhores restaurantes da cidade, ...).

 

  • Avalie muito bem a sua necessidade
  • Reconheça a importância daquilo para o qual está a solicitar o crédito

 

3. Evite ter muitos créditos em simultâneo

 

Se um crédito tem já uma série de implicações financeiras para ser pago, imagine vários! O rendimento mensal disponível "não estica" e muitas pessoas vão contraindo créditos atrás de empréstimos para pagar empréstimos mais antigos ... até chegarem a uma situação em que têm diversos empréstimos e não conseguem pagar nenhum.

 

  • Contrair um crédito para pagar outro é um mau princípio
  • Vale mais a pena pedir apoio de um especialista em finanças pessoais que poderá sempre ajudar a equilibrar o orçamento mensal disponível e a prioritizar o que é mais importante.

 

4. Selecione um créditos de acordo com a necessidade

 

Por questões de simplificação da oferta, de risco e de condições a disponibilizar aos Clientes, os bancos definiram uma série de créditos padrão para determinadas necessidades (ex.: crédito automóvel, crédito para obras, crédito para estudos ...).

 

  • Faça uma pesquisa de mercado
  • Considere o tipo de necessidade para a qual está a pesquisar e procure créditos específicos para essa necessidade
  • Muitas vezes créditos específicos têm taxas melhores do que as standard

 

5. Perspetive o crédito no futuro

 

Pense sempre nas perspetivas de futuro para as quais está a necessitar de algo que pode ser adquirido através de crédito pessoal.

 

  • Ajuda-o a eliminar muitos dos seus desejos imediatos que podem conduzir a um pedido de crédito desnecessário
  • Encontra mais facilmente uma "necessidade última" no pedido de crédito pessoal que o vai ajudar a perceber a importância deste pedido

 

Pedir um crédito para uma pós-graduação para progredir profissionalmente; um crédito para um automóvel maior para transportar a família em crescimento ... torna-se, assim, mais fácil separar "o trigo do joio".

 

Caso esteja a pesquisar por crédito pessoal, acreditamos que estas cinco dicas o vão ajudar a decidir. Se precisar de aconselhamento ou se já tiver decidido contratar um crédito pessoal, simule aqui a solução mais adequada para si.


Leia também: 

Tenho o nome no banco de Portugal e agora? »

Pedir insolvência é a solução? »

Maria Garcês
saiba como usar o crédito pessoal - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt