• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Dicas que o ajudam a não fazer dos seus problemas um problema ainda maior

Os problemas de dinheiro, ou falta dele, são muitas vezes alavanca para discussões familiares e consequentemente diminuição da qualidade de vida na família. 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Resolva os problemas de dinheiro no seu casamento

Dicas que o ajudam a não fazer dos seus problemas um problema ainda maior

1 - Saiba distinguir os problemas

Saiba distinguir os problemas e não deixe que o que está mal resolvido sirva para aumentar outros problemas. Muitas vezes as discussões por causa do dinheiro já são um sintoma que outras áreas estão mal e o dinheiro (ou a falta dele) é usado como arma de ataque. O problema não se centra apenas no orçamento apertado, mas na forma como é encarado pelo casal.

 

 

2 - Faça gestão das emoções financeiras 
Depois de perceber como o dinheiro é usado para revelar certos aspectos da relação, torna-se mais fácil conhecer as emoções do parceiro e as próprias. Converse com o seu parceiro e tente perceber que problemas está o dinheiro a esconder ou revelar sobre a vossa relação.

 

 

3 - O tempo
Se o problema for pouca margem no orçamento, o que acontece na maioria das famílias portuguesas, é urgente questionar o que pode ser feito para minimizar os gastos e potenciar a gestão dos rendimentos. O ideal é fixar um valor a gastar por mês e retirar logo à partida uma parte do vencimento, ainda que pequena, para guardar todos os meses. Se as contas forem conjuntas, o ideal é estabelecer limites logo à partida.

 

 

4 - Promova igualdade 
Não importa qual a origem dos problemas financeiros nem quem recebe mais ou menos salário. Promova uma igualdade financeira em casa no momento de decidir. Esta igualdade vai resolver os problemas de controlo e facilita a discussão dentro das quatro paredes. Partilhe também responsabilidade tanto no momento de receber como no momento de gastar e converse sobre todos os seus gastos mensalmente.

 

 

5 - Prepare um orçamento
Cada lar deverá ter um orçamento estabelecido. Faça-o semanal ou mensalmente mediante a frequência de gastos, se faz por exemplo, compras mensais ou semanais. Defina as refeições a fazer, a merceria e até a roupa dos miúdos.

 

Por fim, trate os números por aquilo que são: apenas números. E lembre-se que no mercado existem muitas soluções financeiras que o podem ajudar a equilibrar o orçamento e restabelecer a sua qualidade de vida. Porque afinal o dinheiro não é tudo, mas que ajuda muito, ajuda. 

Maria Garcês
resolva os problemas de dinheiro no seu casamento - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt