• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

O que mudou na renovação da carta de condução

A renovação da carta de condução conheceu, no início deste ano, novas regras. Saiba quais foram as mudanças e evite surpresas desagradáveis.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Renovação da carta de condução sem surpresas

O que mudou na renovação da carta de condução
  • A partir de 2 de janeiro de 2013 a renovação da carta de condução tem novas regras.

Apesar de muito se falar na mudança de regras para a renovação da carta de condução, a verdade é que, em termos práticos, a principal mudança está no facto de ser obrigatório renovar a carta de condução de ligeiros a partir dos 30 anos.

 

No caso dos pesados, a renovação da carta de condução faz-se, pela primeira vez, aos 25 anos.

 

Apesar disso, estas medidas tiveram impacto também na renovação da carta de condução de outras categorias:

 

- Motociclos e ciclomotores: Também para esta categoria existem alterações específicas. Foi introduzida a categoria AM que substitui a licença de ciclomotor passada pelas autarquias, sendo que agora serão todas passadas pelo IMTT.

Renovação da carta de condução:

Cartas emitidas até Dezembro 2012: Os condutores de veículos das categorias A, B, B+E, de ciclomotores, motociclos de cilindrada não superior a 50cm3 e de veículos agrícolas, deverão submeter-se a exames médicos e/ou observação psicológica nas entidades competentes para renovação da carta de condução na altura em que façam 50, 60, 65 e 70 anos. A periodicidade de 10 anos passa a ser de 2 anos a partir dos 70 anos. Ou seja, assim que completar 70 anos terá que revalidar e renovar a sua carta de condução e posteriormente terá que faze-lo dois anos depois.

 

No caso das categorias C1 e C1+E, assim como condutores das categorias B e B+E que pretendam fazer transporte de passageiros, condução de ambulâncias e veículos de bombeiros deverão fazer a renovação da carta de condução aos 40, 45, 50, 55, 60, 65 e 68. Chegando aos 68 anos, a renovação é feita de 2 em 2 anos.

 

Cartas emitidas a partir de Janeiro de 2013: A partir do inicio de 2013 as regras mudam e a primeira renovação de carta de condução faz-se aos 30 anos. No entanto, aos 30 e aos 40 anos esta é uma renovação apenas administrativa e não necessita de inspeção médica. Deverá depois proceder à renovação da carta de condução aos 50, 60, 65 e 70 e, posteriormente, de 2 em 2 anos.

 

Uma ressalva deve ser feita: Se tiver tirado a carta com idade igual ou superior a 25 anos, não necessita revalidar a carta de condução aos 30 anos.

 

No caso das categorias C1 e C1+E, assim como condutores das categorias B e B+E que pretendam fazer transporte de passageiros, condução de ambulâncias e veículos de bombeiros deverão fazer a renovação da carta de condução aos 25, 30 35, 40, 45, 50, 55, 60, 65, 70 e depois de 2 em 2 anos.

 

Saiba mais sobre renovações de carta de condução

 

Maria Garcês
renovação da carta de condução sem surpresas - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 22 days 3 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt