• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Juros do crédito automóvel podem ser menores

Quando adquirir um crédito automóvel, é essencial que saiba de antemão em quantos anos pretende paga-lo. Quanto menor for o tempo de reembolso, menor é o valor dos juros a pagar. 

 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Reembolsar o crédito automóvel

Juros do crédito automóvel podem ser menores
  • Definir o prazo de reembolso do seu crédito automóvel será essencial para determinar o custo mensal e total do crédito.

Quando define o prazo de reembolso do crédito automóvel, poderá estar a definir também o valor mensal a pagar e o custo total do crédito. Ou seja, o valor do crédito será tanto mais alto quanto maior for o tempo de reembolso.

 

O carro está escolhido e já só pensa em faze-lo rolar na estrada, mas antes disso há que fazer o crédito automóvel e tomar algumas decisões. Depois de escolher a financeira, é hora de escolher o prazo de reembolso. Se escolher um prazo mais curto, a prestação mensal é mais elevada já que o empréstimo terá que ser pago de forma mais célere. No entanto, os juros pagos ao longo do empréstimo serão mais baixo já que o capital em dívida é amortizado mais rápido.

No entanto, se pretender optar por uma prestação mensal mais baixa, deverá também optar por um prazo de reembolso mais alargado, tendo mais tempo para pagar o empréstimo. O crédito automóvel é pago através das prestações mensais, amortizando assim o valor total do empréstimo, mas sempre com a consciência de que o total de juros é também superior.

 

Mas afinal como é pago o crédito automóvel? A amortização faz-se todos os meses com o pagamento das prestações que são compostas por uma parte do capital e outra de juros. O dia em que é pago o valor mensal depende daquilo que foi acordado entre o cliente e a instituição bancária e uma alteração a essa data pode implicar uma renegociação do crédito automóvel.

Todos os meses, o cliente deve assegurar o pagamento dos valores acordados e em casa de falha, poderá ter que acarretar custos adicionais como, por exemplo, juros de mora. Se, por exemplo, tiver duas prestações em atraso ou um valor de 10% do seu veículo, a instituição de crédito poderá terminar o contrato por incumprimento. No entanto, a instituição deverá sempre dar 15 dias de prazo suplementar para que o cliente possa regularizar o seu crédito automóvel.

 

Apesar de definir um prazo de reembolso do seu crédito automóvel, tem sempre a possibilidade de fazer o pagamento, total ou parcial, do valor em dívida antes de findo o contrato. Caso o cliente pretenda recorrer ao reembolso antecipado, deverá avisar a instituição financeira com, pelo menos, 30 dias de antecedência e, a partir desse momento, a instituição não poderá cobrar qualquer comissão. No entanto, se na data do reembolso antecipado a taxa de juro do contrato for fixa a instituição de crédito poderá exigir o pagamento de uma comissão no valor máximo de 0,5% do montante do capital reembolsado (caso falte mais de um ano para o final do contrato) e 0,25% do montante do capital reembolsado (caso falte um ano ou menos para o final do contrato).

Em todo o caso, o ideal é refletir bem sobre o tipo de crédito automóvel que melhor se adequa ao seu caso e qual o prazo de reembolso que lhe parece mais aceitável.  

 

Maria Garcês
reembolsar o crédito automóvel - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt