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Como reclamar de uma seguradora?

No decorrer do contrato de seguro, pode acontecer alguma coisa que o leve a querer reclamar da sua Seguradora. Como fazê-lo? E se a seguradora não responder? Ou se não aceitar a sua exposição? Perante uma situação destas, como reagir? A quem recorrer? Veja as dicas do Portal de Seguros!

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Reclamar da Seguradora

Como reclamar de uma seguradora?
  • Saiba como proceder se a seguradora não responde à sua reclamação.

Se por algum motivo fizer uma reclamação à sua companhia de seguros, saiba que esta tem sempre que responder à exposição. Tem sempre que responder de forma completa, bem justificada, assim como dar a conhecer o resultado da sua análise numa linguagem suficientemente clara e fácil de compreender. Seja para lhe dar razão ou não a Seguradora tem sempre o dever de lhe responder.

 

Como reclamar da seguradora?

 

O mais importante é que a forma eleita para reclamar tenha base duradoura, por isso o aconselhável é fazê-lo por escrito, para ter uma prova, um registo da exposição que vai fazer.

 

Deve:

  • indicar o nome completo da pessoa que está a reclamar, ou da pessoa que o representa;
  • indicar qual a sua posição a nível do contrato de seguro, isto é, se é o tomador do seguro, segurado, beneficiário, etc.
  • deve também indicar o contacto, o número do documento de identificação;
  • descrever bem a situação a reclamar, identificar as pessoas intervenientes, se aplicável, datas e locais.

 

Reclamação recusada. Porquê?

 

A companhia de seguros pode recusar a reclamação se se verificar algumas destas situações:

  • Se utilizar termos insultuosos;
  • Se estiver a reclamar uma situação que já reclamou e para a qual já obteve resposta;
  • Se não fornecer informações importantes para a devida análise por parte da seguradora;
  • Se a situação já foi resolvida pelo tribunais, ou através de mediação ou arbitragem;
  • Se a situação não puder ser resolvida pela seguradora, mas sim pelos tribunais, ou através de mediação ou arbitragem.

 

E se a seguradora não responder?

 

Se enviar por correio, envie por correio registado e com aviso de recepção. Se após 20 dias a 30 dias da recepção da reclamação, dependendo da complexidade do caso, não obtiver qualquer resposta, pode expor a situação ao Provedor do cliente. Também pode reclamar junto do Provedor nos casos em que a seguradora responde dentro do prazo mas você não concorda.

 

Conheça outros meios alternativos de resolução de conflitos.

Maria Garcês
reclamar da Seguradora - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

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