• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

O regime fiscal para micro empresas pode ser muito interessante

As novas leis fiscais permitem reduzir a sua fatura de impostos. Se o seu regime são recibos verdes avalie alternativas para baixar os impostos a pagar

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Recibos Verdes: Vale a pena ter contabilidade organizada?

O regime fiscal para micro empresas pode ser muito interessante
  • Trabalhadores independentes passam a sociedades uni-pessoais
  • Nova lei fiscal é mais amiga dos micro-empresários
  • Avalie as vantagens da contabilidade organizada
As constantes alterações no sistema fiscal português têm gerado dúvidas e receios na generalidade dos contribuintes. Infelizmente, é difícil perceber as regras com que se irão governar as pessoas (seja por conta de outrém seja a recibos verdes) e as empresas.

Uma recente alteração à lei fiscal, que baixa a taxa de imposto dos lucros até 12.500€ levou à criação de inúmeras empresas. Aliás, as notícias de criação de empresas foram muito badaladas pela comunicação social e pelo governo quando, na realidade, o que aconteceu foi a passagem de trabalhadores a recibos verdes para o regime de empresas individuais com contabilidade organizada.

O segredo está num bom aconselhamento!


São poucas as pessoas que não conhecem direta ou indiretamente um contabilista ou um consultor financeiro. Deste modo, há sempre espaço para que procurem um aconselhamento independente quanto à sua situação fiscal. Não falamos, naturalmente, em planeamento fiscal mas antes na procura por maior eficiência fiscal.

Empresas em nome individual podem ser interessantes


Ter contabilidade organizada é um custo que muitas pessoas não querem ter. Na prática, contudo, pode ser visto como um ótimo investimento para reduzir o valor dos impostos a pagar. Aliás, há muitos contabilistas que aceitam fazer o trabalho de empresas unipessoais a partir de 75€ por mês.

Para perceber se o seu caso vale a pena, deverá analisar a totalidade da sua faturação e identificar as despesas que são possíveis deduzir numa empresa. Desde as despesas com os escritórios (ou a própria habitação), despesas com bens utilitários (água, luz ou telecomunicações), despesas com as viaturas e respetivos seguros, despesas com creches ou colégios, despesas com ginásios. Enfim, inúmeros custos que podem ser deduzidos.

Depois de deduzidos os custos, há lugar ao pagamento de impostos. Como referido, as novas alterações da lei reduzem para 17% o imposto sobre os lucros da empresa (o que pode comparar com taxas médias de IRS superiores a 28%).

Mais uma vez, o aconselhamento é a chave para uma decisão acertada. Procure um especialista e faça umas contas. Pode acontecer que a mudança do regime de recibos verdes para a criação de uma empresa uni-pessoal seja uma decisão acertada. O seu bolso irá agradecer.


Leia também
Maria Garcês
recibos Verdes: Vale a pena ter contabilidade organizada? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 2 days 12 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt