• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

A gasolina mais barata do mundo

As gasolineiras aplicam preços que têm como base as cotação média da gasolina nos mercados internacionais. Ainda assim, há países que têm gasolina mais barata que outros. O Meu Portal Financeiro diz-lhe quais.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Quer gasolina mais barata?

A gasolina mais barata do mundo
  • Saiba onde conseguir gasolina mais barata.

 

Em 14 anos de Governação, Hugo Chávez fez com que as exportações de petróleo da Venezuela aumentassem 100 vezes mais e o capital adquirido com esta subida tem sido aplicado na redução da pobreza e do desemprego, mantendo uma economia ineficiente. 

 

Em 1989, deram-se uma série de protesto e tumultos sociais devido ao aumento de 30% do preço da gasolina, tal como recomendado pelo FMI. Esta medida falhou redondamente porque as pessoas não conseguiam perceber como um exportador de petróleo poderia ter um aumento do litro de gasolina. Com Hugo Chávez, o preço por litro de gasolina fixou-se no mais baixo do mundo e isso trouxe consequências para a Venezuela, então uma potência petrolífera, tendo atualmente que importar petróleo para o país na medida em que as indústrias petrolíferas não conseguem acompanhar os preços praticados.

 

Hoje, encher um depósito de gasolina na Venezuela custa pouco já que o preço por litro deste combustível ronda os 0,09 cêntimos. Tendo em conta o que aconteceu na última vez em que se tentou aumentar o combustível, onde centenas de pessoas morreram, dificilmente um novo Governo irá apostar no aumento dos combustíveis para conseguir capitalizar o Estado Venezuelano.

 

Em segundo da lista dos países com combustível mais barato, aparece o Egipto. Neste país, uma pessoa precisa de gastar, em média, 20% do seu salário diário para encher um depósito de gasolina e o preço médio por litro ronda os 0,10 cêntimos. Em comparação com a Venezuela, no Egipto também é preciso pouco mais do que uns trocos perdidos no bolso para abastecer o seu automóvel. E também à semelhança do país que controla o ranking, não tem existido qualquer aumento de preço do combustível e a variação permanece no zero. 

 

A Arábia Saudita, país magnata do petróleo, figura no terceiro lugar do Top 10 dos países com gasolina mais barata com o litro a custar 0,12 cêntimos. A Arábia Saudita detém um quinto das reservas de petróleo do mundo e tem conseguido manter o preço do combustível vendendo petróleo, a custos elevados, a países que não têm produção. Para conseguir ser sustentável, o país tem procurado investir em novas formas de energia, como a eólica, solar e nuclear para que assim possam depender cada vez menos do petróleo que possuem, estando assim à vontade para continuar a ser um dos maiores exportadores de petróleo do mundo. 

 

Com 0,14 cêntimos pode colocar um litro de gasolina no seu veículo, ou seja, poderá encher um depósito de 40 litros por pouco menos de 5 €. Apesar de ser também um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, o Quatar aposta na comercialização deste produto a preços elevados para nivelar por baixo, os preços, internamente.

 

O pequeno estado insular do Golfo Pérsico, o Bahrein, aposta também na prática da gasolina mais barata. Aqui, um litro deste combustível ronda os 0.17 cêntimos.

 

A Líbia foi alvo de um ataque rebelde, recentemente, levando à morte do líder Kadafi. Estas revoltas levaram a um aumento do combustível por todo o mundo, mas no próprio país isso não se refletiu. Hoje, o preço de um litro de gasolina na Líbia é de 0,17 cêntimos, sendo o sexto país com a gasolina mais barata.

 

No Turquemenistão, as pessoas não pagam água da rede, nem o sal e muito menos o gás que utilizam nas suas cozinhas. É um país de riquezas ímpares, recheado de beleza por toda a parte. E é também um país onde o litro de gasolina ronda os 0,20 cêntimos. Deve, com certeza, valer a pena visitar este país e aproveitar para encher o depósito. 

 

No Kuwait, o petróleo é responsável por quase metade do PIB do país, mas em 2010 foi aprovado um plano para investir 130 milhões de dólares na diversificação da economia e na criação de outras fontes de riqueza. Ainda assim, quando se ouve notícias de que o preço do combustível vai subir, nessa altura, o Kuwait está a ganhar dinheiro. Neste país de poderio petrolífero, a população tem o litro de combustível a 0,20 cêntimos. E este preço é praticado também pela Algéria.

 

O valor mais caro do litro de combustível, neste ranking dos países com gasolina mais barata, é de 0,24 cêntimos e pertence ao Irão. Ainda assim, com os baixos salários da população em geral, faz com que este preço tenha grande impacto nas carteiras dos iranianos.

 

Anterior 1/3 Seguinte

Maria Garcês
quer gasolina mais barata? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt