• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Olá, eu sou a Moody’s!

A Moody’s é uma agência de notação financeira bem conhecida dos portugueses. Nos últimos anos habituámo-nos a ouvir falar muito sobre ela, a mais das vezes pelas piores razões.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Compare os Investimentos com as taxas mais competitivas do mercado!

SIMULAR

Quem é a Moody’s?

Olá, eu sou a Moody’s!
  • Quem é a Moody’s
  • Agência de notação financeira
O nome Moody's passou a constar do dia-a-dia dos portugueses quando o rating da república começou a baixar a sua qualidade até atingir o nível atual de lixo! A par deste movimento de descida muito outros indicadores se foram detriorando, tais como a taxa de financiamento do Estado nos mercados internacionais, a dificuldade de as empresas se financiarem, o aumento do desemprego ... e o pedido de ajuda internacional que trouxe há dois anos a troika até ao nosso país.

Esta realidade foi-se construíndo com recurso a inúmeros protagonistas, sendo que um dos principais foram as designadas agências de notação financeira, das quais a Moody's é das mais conhecidas.

O que é uma agência de notação financeira


Uma agência de notação financeira é uma empresa que avalia produtos financeiros, ativos e países de acordo com um critério muito simples: o grau de risco de que estes produtos, ativos ou países não venham a pagar as suas dívidas nos prazo acordados. As principais ideias a reter são:

  • Avaliam empresas e países
  • É atribuída uma determinada classificação
  • Cada agência tem um tipo de escala própria, mas no essencial referem-se ao mesmo
  • Quanto maior a probabilidade de a dívida não ser paga, pior a classificação
  • São independentes, mas remuneradas pelos seus Clientes (empresas ou estados)

A atividade destas agências surgiu em meados do século XIX. O objetivo passava por fornecer informações relevantes aos comerciantes sobre a saúde financeira de determinados Clientes, avaliando a capacidade destes virem a pagar as dívidas ou de entrarem em insolvência.

A Moody's foi criada em 1900, nos Estados Unidos da América, por John Moody. Dese o início que a sua atividade passa precisamente por avaliar o risco de empresas e Estados.

Por esta altura surgiram outras duas agências também bastante conhecida: a Fitch e a Standard and Poor's. Também estas duas agências atribuem risco muito elevado (lixo) ao nosso país.

Escala da Moody's


A escala da Moody's varia entre o Aaa (melhor classificação) e o C (a pior de todas). Pelo meio existem 19 estádios, que naturalmente vão do mais elevado para o nível pior. O ranking de Portugal está atualmente nos níveis mais baixos, sendo classificado como lixo. Significa isto que a Moody's entende que:

  • É baixa a probabilidade de o país vir a pagar as suas dívidas
  • Os investidores devem procurar menor risco
  • Apesar do retorno ser alto investir em Portugal é um risco elevado

Naturalmente que este tipo de avaliação, cumprindo critérios considerados rígidos pela agência, tem sempre algum grau de especulativo, sobretudo para os portugueses que tudo têm feito para honrar os seus compromissos internacionais. No entanto, reconhece-se facilmente que apesar de tudo estarmos a fazer para pagar as dívidas nos prazos acordados, a probabilidade de virmos a falhar é muito maior do que a de um país como a Alemanha, e daí a diferença de classificação que existe.
Maria Garcês
quem é a Moody’s? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 4 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt