• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Juros da dívida para todos os gostos

Da mesma forma que as taxas de juro de um depósito a prazo variam de acordo com as características do depósito, os juros da dívida também variam … de acordo com a dívida! 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Que tipos de juros da dívida existem ?

Juros da dívida para todos os gostos
  • Os juros da dívida.
Os juros da dívida pública são o valor pago por um Estado para se financiar externa ou internamente. Tal como num depósito a prazo, o depositante recebe um determinado valor pré-definido pelo montante que decide emprestar ao banco, no caso da dívida pública quem empresta também espera receber um montante em troca.

O que faz variar os juros da dívida


Expetativa dos investidores


Trata-se da variável mais significativa, nomeadamente porque se liga diretamente à capacidade de um país vir a pagar as suas obrigações. É influenciada por:

  • Agências de rating
  • Estabilidade da política interna
  • Decisões internas dos Estados
  • E também, de certa forma, pela própria irracionalidade dos mercados

Por exemplo, a taxa de juro da dívida alemã é muito mais baixa do que a de Portugal, porque os mercados entendem que é mais seguro colocar dinheiro na Alemanha do que em Portugal. Repare-se também no caso grego, país cujas taxas de juro atingiram níveis altíssimos quando o país se viu forçado a não pagar parte das suas dívidas.

Tipo de empréstimo


Os empréstimos solicitados pelos Estados também não são todos iguais. Normalmente, o valor da taxa de juro da dívida colocada junto de particulares é mais baixa do que em grandes investidores institucionais ou outros Estados:


Existem outros tipos de emissões de dívida mas estes acabam por ser os mais significativos.

Prazo e montante do empréstimo


A par da expetativa dos investidores e do tipo de empréstimo, o prazo e montante também influenciam a taxa de juro. Para situações idênticas, normalmente, quanto maior o prazo ou montante, maior o valor da taxa de juro. Na prática, algo muito semelhante ao verificado nos depósitos a prazo.

Portugal vive atualmente um período de baixa sistemática das taxas de juro da dívida, depois de estas terem atingido valores muito elevados. Tal deveu-se aos motivos acima identificados, sobretudo ao primeiro, ou seja, à desconfiança dos investidores relativamente à capacidade de o país pagar as suas obrigações.

Neste momento discute-se a saída do programa da Troika "à Irlandesa" ou com programa "cautelar". No primeiro caso se devemos deixar a definição das taxas de juro novamente à mercê dos ditames do mercado; no segundo se mantemos algum tipo de empréstimo com taxa já garantida por parceiros internacionais, evitando assim a incerteza típica dos mercados. Independentemente da opção que o país vier a tomar o certo é que os juros da dívida continuarão a ter um peso enorme no Orçamento de Estado.

Em destaque

Maria Garcês
que tipos de juros da dívida existem ? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt