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Saiba como resolver problemas com o seguro automóvel

O seguro automóvel é um elemento fundamental para a circulação do seu veículo, mas por vezes a relação com a seguradora pode ser conflituosa. Descubra como deve agir em caso de conflito. 

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Quando nem tudo corre bem com o seguro automóvel

Saiba como resolver problemas com o seguro automóvel
  • Nem sempre consegue que a relação com a sua seguradora funcione a 100%. O que fazer em caso de conflito?

Cobrança de prémios, dificuldades na regularização de acidentes, interpretações dúbias das condições do seu contrato de seguro automóvel, todas estas situações podem originar uma relação conflituosa com a sua seguradora.

 

O Meu Portal Financeiro foi em busca das melhores soluções para resolver os possíveis problemas que possam vir a existir.

 

No seguro automóvel é comum existirem dúvidas:

- sobre os responsáveis por sinistros

- reparações não autorizadas

- indeminizações tardias ou mesmo

- dificuldade em recorrer a um veículo de substituição.

 

Se se encontra em qualquer uma destas situações ou se o seu desagrado com a seguradora é grande, saiba que deve começar por recorrer à seguradora responsável pelo seu seguro automóvel para apresentar uma reclamação formal. Todas as empresas do setor possuem um departamento exclusivo que tratam desta matéria e ao enviar a sua reclamação formal por escrito, deverá faze-lo num prazo de 15 dias desde a altura em que se iniciou o conflito e munir-se de toda a documentação e informação que considere pertinente para o caso.

 

A sua reclamação deve sempre conter o número de apólice do seu seguro automóvel, o seu nome e os seus contactos e deve sempre expor o problema de forma clara e concisa. Deverá também enviar esta reclamação por correio em carta registada com aviso de recepção para que não existam margens para extravios.

 

Se mesmo assim não conseguir chegar a um consenso com a seguradora, não desespere, existem outras entidades a que pode recorrer. Antes de mais, o Instituto de Seguros de Portugal, entidade responsável pela regulação do setor, tem como missão assegurar o funcionamento do mercado segurador e, portanto, deverá ser a segunda porta a bater. Terá mais informações no site do instituto (www.isp.pt) e também aqui poderá apresentar a sua reclamação.

 

Poderá também recorrer ao Provedor do Cliente de seguros e este irá avaliar a reclamação e recomendar ações aos seguradores. Apesar de não agir diretamente, o Provedor poderá intervir no sentido de criar melhores relações. Mesmo assim, poderá sempre recorrer judicialmente já que a ação do Provedor não tem carácter revogativo, reformativo ou convertivo das ações da seguradora. Descubra mais em www.cimpas.pt.


A Deco também o poderá ajudar, sendo a sua voz na defesa dos interesses. Muna-se de toda a informação e documentação de relevo e contacte a defesa do consumidor. Em conjunto, poderão chegar a um ponto de equilíbrio e conseguir levar a bom porto as conversações com a seguradora em causa.

 

Os Julgados de Paz e os Centros de Mediação de conflito da sua área de residência também poderão ser tidos em conta na hora de resolver os problemas que mantém com a seguradora. Informe-se juntos destas instâncias e perceba de que forma poderão agir no seu caso.

 

E quando as alternativas esgotam e ainda há muito por resolver, o Tribunal Judicial apresenta-se como último recurso. Apesar de ser mais moroso e dispendioso, na altura de ver os seus direitos cumpridos, poderá recorrer a esta entidade. 

 

Leia também:

Seguros Low-Cost: a poupança à distância de um clique »  

Seguro automóvel - tudo o que deve saber »

 

Maria Garcês
quando nem tudo corre bem com o seguro automóvel - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 20 days 3 years

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Melhor resposta:

Anónimo

AnónimoResposta há 14 days 1 months 4 years

ja tive alguns problemas com seguradoras so foi pena nao ter acesso a esta imformaçao mais cedo
muito bom
cumprimentos

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Outras respostas: (1)

Anónimo

AnónimoResposta há 14 days 1 months 4 years

ja tive alguns problemas com seguradoras so foi pena nao ter acesso a esta imformaçao mais cedo
muito bom
cumprimentos

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