• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Tenha em conta o tempo que necessita para participar um sinistro à Seguradora

Quando o segurado não efectua, por sua iniciativa e atempadamente, a participação de um sinistro, pode sofrer consequências nalguns casos em que a seguradora saia manifestamente lesada.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Prazos para participar um sinistro

Tenha em conta o tempo que necessita para participar um sinistro à Seguradora
  • Em caso de dúvida envie-nos um email para info@meuportalfinanceiro.pt

Quando o segurado verifica o sinistro, isto é, um evento que desencadeia o accionamento da cobertura do risco prevista no contrato de seguro, deve comunicar ao segurador no prazo estipulado no contrato, ou caso não tenha sido fixado nenhum prazo, nos oito dias imediatos ao acontecimento.

 

Ao participar o sinistro o tomador do seguro deve explicitar as circunstâncias da verificação do mesmo, as causas que estão na base da sua ocorrência e as respectivas consequências. O segurado, tomador de seguro, ou beneficiário tem também o dever de prestar ao segurador todas as informações que este considerar necessárias relativas ao sinistro e às suas consequências.

 

Caso o segurado não efectue a participação do sinistro poderá sofrer algumas consequências, pois o contrato pode prever a redução da prestação do segurador tendo em consideração os danos que a falta de participação lhe possa causar, assim como a perda da cobertura se o incumprimento causar dolo e tiver determinado dano relevante para o segurador.

 

Contudo, esta situação não se opõe aos lesados em caso de seguro obrigatório de responsabilidade civil, ficando o segurador com direito de regresso contra o incumpridor relativamente às prestações que efectuar, com os limites referidos naqueles números.

 

Em relação ao que é pago pelo segurador, este fica obrigado a satisfazer a prestação contratual a quem for devida, depois de confirmada a ocorrência do sinistro e das suas causas, circunstâncias e consequências que devem ser previamente quantificadas. A prestação do segurador poderá corresponder a uma indemnização em dinheiro, ou à reparação de um bem danificado.

 

Leia também:

Teste o simulador do seguro automóvel mais barato

 

 

Maria Garcês
prazos para participar um sinistro - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 4 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt