• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Os seguros trazem vantagens no pagamento de impostos

Não são só os depósitos a prazo que representam um bom investimento em termos de poupança e fiscalidade. Saiba que consegue encontrar bons produtos de investimento nos PPR e nos seguros de capitalização, na medida em que lhe permitem poupar nos impostos, uma vez que têm benefícios fiscais.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Poupar nos impostos com seguros

Os seguros trazem vantagens no pagamento de impostos

Os depósitos a prazo parecem estar em primeiro lugar no que respeita à preferência dos portugueses quanto a produtos de poupança. E porquê? 

 

Porque cada vez mais os bancos procuram liquidez e de forma a atrair as poupanças dos portugueses, oferecem depósitos com taxas atractivas. Então se optar por produtos de longo prazo, melhor ainda, porque apresentam uma taxa ainda mais interessante, além de ter benefícios fiscais e conseguir poupar nos impostos.

 

Quem pensa em constituir uma poupança, deve ter um pensamento de médio longo prazo, de forma a conseguir ver bons resultados, tanto em termos de remuneração, porque a taxa sobe de acordo com o prazo; como também em termos de impostos. Os juros pagos pelos bancos estão sujeitos a IRS, mais precisamente à taxa de 21,5%, no entanto, se o seu depósito tiver um prazo entre 5 a 8 anos, a taxa já desce para 17,2%. Se for de mais de 8 anos, a taxa de IRS é ainda menor - 8,6%.

 

Além dos depósitos a prazo, pode também optar pelos seguros de capitalização, que por norma estão sujeitos a um prazo de investimento mais alargado, mas também só dessa forma poderá ususfruir dos benefícios fiscais, que vimos anteriormente.

 

Também os planos poupança reforma (PPR), bastante associados aos benefícios fiscais, são subscritos por quem tem em mente uma poupança a longo prazo e até como complemento à reforma. A tributação nos PPR é feita sobre a diferença entre o valor recebido e as entregas efectuadas, à taxa de 20%, por retenção na fonte, sobre 2/5 do seu valor, o que significa, à taxa efectiva de IRS de 8%.

 

O Meu Portal Financeiro relembra: Antes de subscrever qualquer produto de poupança, informe-se bem sobre as taxas de juro, o prazo, os impostos a que o produto está sujeito, de forma a escolher o produto que mais lhe compensa.

 

Maria Garcês
poupar nos impostos com seguros - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 8 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt