• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Sistema Nacional de Compras Públicas

Pretende-se poupar 60 milhões de euros, através do Sistema Nacional de Compras Públicas, que no fundo pretende tornar mais eficazes e eficientes as compras do Estado. Não é só o contribuinte final que tem que poupar. O Estado também tem vindo a desenvolver medidas para contrair a despesa pública.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Poupar com as compras públicas

Sistema Nacional de Compras Públicas

Com a gestão da Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP), o Sistema Nacional de Compras Públicas é um modelo organizado que pretende tornar mais eficazes e eficientes as compras do Estado.

Recorde-se que em 2009, o Estado gastou 157 milhões de euros só em electricidade e combustíveis.

Depois de se definirem as medidas necessárias para combater a crise, chega a hora de poupar também na despesa pública que é comum a todos os ministérios, esperando-se poupar 60 milhões de euros.

Este sistema de compras engloba 15 categorias de bens e serviços, como por exemplo, equipamento informático, papel, cópia e impressão, energia, limpeza ou mobiliário, existindo 1.800 entidades ligadas, assim como 269 fornecedores.

Pretende-se introduzir algumas alterações, como alargar o tipo de produtos em que as compras do Estado estão centralizadas na entidade, como é o caso de viaturas e seguro automóvel, para passar a adquirir também energia ou o papel.

Outra novidade que está a ser pensada é alargar o número de categorias e acrescentar outras como conservação e reparação de edifícios, manutenção automóvel, consultoria ou equipamentos de vigilância e segurança.

O responsável da ANCP afirma que em 2010 o objectivo de poupança superou as expectativas, atingindo 160 milhões de euros, esperando resultados positivos para este ano também.

O grande objectivo deste sistema de compras públicas é unir todos os ministérios numa meta comum, que será a de acabar com as burocracias envolvidas em fornecimento de bens e serviços ao Estado, assegurando o rigor e a transparência, assim como a competitividade nas compras, diminuindo os custos.

Maria Garcês
poupar com as compras públicas - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt