• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Arrendar apartamento é solução

Acima de tudo, quer na compra, quer no arrendar apartamento, o essencial é pensar e tomar decisões em consciência. E lembre-se, num instante tudo muda e é bom que possa responder eficazmente aos desafios.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Portugueses arrendam mais do que compram

Arrendar apartamento é solução

 

Perante a situação económica e financeira do país e a forte recessão no que diz respeito aos créditos, os portugueses têm visto no arrendamento a solução para as suas necessidades. O aumento do desemprego, a constante mudança de emprego, os cortes nos vencimentos e a diminuição do poder de comprar fazem com que as pessoas repensem as suas decisões e têm optado por arrendar apartamentos, ao invés de os adquirir, fazendo assim com que a procura responda diretamente às necessidades. Mais de metade dos inquiridos num estudo realizado em Novembro de 2012 pelo APEMIP refere que o arrendamento de apartamento representou 50% aquando da sua procura por residência.

 

Hoje, há opções para todos os gostos e para todas as bolsas, mas a verdade é que a maioria dos portugueses arrenda apartamentos com rendas entre os 300 e os 500 euros, de várias tipologias. No entanto, e comparativamente ao mesmo período de 2011, verifica-se que os arrendamentos abaixo dos 300€ também subiram consideravelmente. A verdade é que, todos os dias, somos confrontados com ofertas bastante atrativas e competitivas e isso faz-nos crer que o mercado de arrendamento tem sofrido um volte-face, existindo muitos proprietários que olham já para o arrendamento como um nicho a aproveitar. 

 

Uma das grandes responsáveis pelo aumento do mercado de arrendamento é a restrição de crédito à habitação por parte dos bancos. Hoje os critérios para aprovação de empréstimos são bastante restritivas e têm impossibilitado muitos portugueses de comprar casa. No entanto, se pretender comprar casa, o melhor é optar por uma casa de retoma de banco já que o financiamento faz-se a 100% e as taxas oferecidas são bastante apelativas. Apesar disso, os critérios para aprovação de crédito são idênticos. Lembre-se que é necessário ter a certeza que pode pagar a prestação do empréstimo e não comprar por impulso ou sem pensar bem todas as suas decisões. Neste tempo de crise, nem só o dinheiro e a contenção de despesas pesa na hora de decidir comprar ou arrendar apartamento. A verdade é que os inconstantes empregos e sucessivas mudanças de cidade ou país fazem com que muitos decidam investir num arrendamento. Certo é que muitas famílias têm também optado arrendar e ir procurando apartamentos que respondam, por exemplo, à vinda de mais um membro da família.

 

O Meu Portal Financeiro dá-lhe alguns conselhos. Primeiro que tudo, decida qual a localização ideal para arrendar o apartamento. Escolha um local central, que fique perto do seu local de trabalho e dos locais que costuma frequentar. Pense que, muitas vezes, uma zona mais barata poderá significar mais despesas de deslocação e, portanto, poderá não compensar em termos de custos fixos mensais. Depois de escolhido o local, dê uma volta na zona e procure cartazes de arrendamento e locais onde gostaria de viver. Comece a procurar nos diversos sites de classificados imobiliários – normalmente, aqui reúnem-se também as ofertas de imobiliárias – e utilize os sites dos bancos que possuem também apartamentos para arrendar, como o BPI e a Caixa Geral de Depósitos. Portais como o Imovirtual, o Casa Sapo, entre outros, podem ser uma boa opção na hora de procurar a sua casa ideal.

 

Lembre-se que a escolha também deverá ser balizada pelos seus rendimentos e a taxa de esforço nunca deve ser superior a um terço do seu ordenado. Visite todas as casas que pretenda e faça as perguntas essenciais para si. Arrendar apartamento não é algo que se possa fazer de forma leviana. É necessário que tenha atenção aos pormenores e não se esqueça do óbvio.

 

Maria Garcês
portugueses arrendam mais do que compram - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt