• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Simule gratuitamente o melhor crédito à habitação.

Já encontrou o local ideal? Já sabe onde quer viver? Os primeiros passos estão dados. Agora é altura de se munir das ferramentas necessárias para encontrar a sua casa de sonho.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

11
120

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com
SIMULAR

Crédito Habitação - Passo a passo para a sua casa de sonho

Simule gratuitamente o melhor crédito à habitação.

 

São poucos os que, hoje em dia, conseguem ter verba disponível para adquirir uma habitação a pronto. Desta forma, a maioria das pessoas tenta comprar a sua casa através do crédito habitação. No entanto, os bancos têm estado a estrangular a atribuição deste tipo de crédito e, portanto, é essencial que conheça os produtos existentes no mercado e faça diversas simulações nas mais variadas instituições de crédito. Além disso, é também fundamental que reúna os documentos exigidos pelos bancos para que possam atribuir-lhe o crédito habitação, como referido anteriormente. Faça uma busca pelos sites dos bancos e saiba quais os produtos que têm que adquirir para conseguir os melhores spreads e o crédito habitação mais competitivo. Um excelente aliado poderá ser o simulador de crédito de O Meu Portal Financeiro. Mas não se limite a este simulador e procure ativamente os produtos online. Não obstante desta ferramenta, deverá entrar em contacto com os balcões dos diversos bancos e tentar, pessoalmente, ter a melhor opção. Mas lembre-se que grande parte dos bancos exige um depósito mínimo de 10% do valor do empréstimo como garantia ou mesmo para utilizar o valor como entrada. Os custos, no entanto, não se esgotarão no valor da entrada da casa. Deverá estar preparado para custear o processo de abertura do crédito habitação, da avaliação do imóvel, da escritura, do IMI, entre outros que possam surgir.

 

Assim que souber que tem reunidas todas as condições para obter o crédito habitação, está pronto para a etapa seguinte. Antes de tomar qualquer decisão, defina os locais mais apetecíveis para viver. Nesta altura, terá que ter em conta as distâncias que separam a futura casa dos locais que costuma frequentar, nomeadamente do trabalho e dos amigos. Quanto mais longe a sua casa for destes locais, mais terá que gastar com custos de deslocação. Depois de definidos os locais, conheça-os. Saiba como é a vizinhança, os locais onde de lazer, se existem transportes públicos e hipermercados, por exemplo. Esteja atento a anúncios de venda nas janelas dos edifícios e tente perceber se existem zonas mais caras e outras mais acessíveis. 

 

Já encontrou o local ideal? Já sabe onde quer viver? Os primeiros passos estão dados. Agora é altura de se munir das ferramentas necessárias para encontrar a sua casa de sonho. Pegue nos classificados do Jornal de Notícias, do Correio da Manhã e do Expresso e referencie todos os imóveis que considera que poderão responder às suas necessidades. Mas não se limite a esta procura. Entre nos sites de oferta de habitação e poderá definir a sua pesquisa apenas aos critérios que quer ver cumpridos. Visite o casa.sapo.pt, o aeiou.bpiexpressoimobiliario.pt, o imovirtual.com e lardocelar.com. Aqui poderá encontrar excelentes negócios e no caso do Casa Sapo, poderá ainda estar atento aos leilões que aqui se realizam. Outra opção poderá passar pelo site retomasdebancos e ter acesso a dezenas de imóveis com condições ímpares de financiamento e de valor mais acessível. Para os apaixonados por gadegts, o idealista.pt disponibiliza uma aplicação para android que lhe permite ir procurando casa pelo telemóvel. Empresas como a Remax e a Era poderão também ser um aliado nesta busca pois para além de lhe mostrar os imóveis em carteira, alguns deles exclusivos, trata de toda a documentação e dá apoio naquilo que for necessário. Além disso, são empresas com um conhecimento alargado do mercado e poderão dar-lhe dicas importantes.

 

Encontrou o imóvel dos seus sonhos? Discuta o preço, faça propostas e saiba de que forma conseguirá ter o imóvel que tanto gostou a um preço mais atrativo. Assim que ficar definido o preço e o imóvel, é hora de voltar ao banco para a contratualização do crédito habitação pré aprovado. Lembre-se que esta é uma decisão para a vida e, portanto, tem que ter a certeza de que é a melhor. Volte a questionar tudo sobre o produto que está adquirir e tente saber se não é possível ter melhores condições. Tente encontrar um crédito que se adeque às suas necessidades e tente perceber se as prestações fixas são as ideais para si, assim como saber se pretende ter período de carência. 

 

Conhecido o produto que vai adquirir e tomada a decisão, chega a hora da avaliação do imóvel que pretende comprar. Por norma, o banco efetua uma avaliação para saber se a casa vale o dinheiro que está a pedir ao banco. Mas também poderá efetuar mais dois tipos de avaliação, simples ou completa. A primeira visa identificar algum problema interno e a segunda, mais dispendiosa, tem acesso a um diagnostico total do imóvel. Para estas avaliações, deverá recorrer a um Perito Avaliador. Para tal, deve verificar no site da CMVM quais os peritos registados ou então recorrer a uma empresa especializada, como é o caso da CPU e da Avaliária.

 

Mais uma etapa superada. Crédito habitação aprovado e avaliação feita. É hora de festejar porque o próximo passo é assinar o contrato e escriturar a casa. No momento em que os intervenientes assinarem o papel mágico, a casa é sua. É nesta altura que se deve preocupar com aquilo que é mais banal. Rume a uma loja do cidadão, por exemplo, e faça os contratos de água, luz e gás. Esteja preparado para desembolsar mais uns euros porque alguns destes serviços assim o exigem. No caso do gás, deverá pagar uma quantia ao inspetor que irá avaliar se as infraestruturas de gás estão a 100% e na água, deverá pagar a ligação a fazer. Este valor depende de Município para Município.  

 

Água, luz e gás já estão ligados e a casa está agora pronta para ser habitada. O que falta? As mudanças. O ideal é optar por uma empresa especializada e que garanta que todos os seus bens chegam em perfeitas condições à sua habitação. Quando se trata de mobiliário novo, o ideal é pedir que a mercadoria seja entregue na casa nova. A Moviflor, a Ikea e grandes hipermercados de mobiliário disponibilizam este serviço, a maioria por um valor simbólico que pode já incluir a montagens dos produtos. No entanto, existe uma grande panóplia de bens que terão que ser mudados de local, sem que sejam novos. Roupas, mobília já existente e outros bens deverão ser bem acondicionados e identificados para que na hora de arrumar tudo no local certo a tarefa seja mais facilitada. São inúmeras as empresas especializadas no serviço de mudanças, é o caso da Novo Horizonte, Transportes Barata & Carvalho e a TSA. Combine o preço, saiba o que está incluído no mesmo e quantas pessoas estarão envolvidas no processo. Certifique-se que o prédio para onde está a mudar tem elevador monta-cargas e se não tiver, informe a empresa de mudanças. Poderá ser necessário recorrer a outros mecanismos que facilitem o processo. 

 

Depois de tudo tratado, está na hora de desfrutar da sua casa de sonho. Convide os seus amigos e a sua família e comemore a concretização de um objetivo. Este foi um passo fundamental na sua vida e o futuro será, sem dúvida, diferente. Aproveite agora porque no próximo mês já terá que pagar a primeira prestação do seu crédito habitação. E agora que está sentado no sofá da sua casa nova, seja feliz!

 

Pág. Anterior 4/4

Maria Garcês
crédito Habitação - Passo a passo para a sua casa de sonho - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 25 days 4 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt