• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Apesar das dificuldades, é possível poupar. Veja como

A poupança das famílias portuguesas aumentou nos últimos anos. As famílias que mais facilmente poupam conseguem porque consideram a poupança uma prioridade

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Compare os Investimentos com as taxas mais competitivas do mercado!

SIMULAR

Pague primeiro a si mesmo se quiser uma poupança!

Apesar das dificuldades, é possível poupar. Veja como
  • Considera a poupança uma prioridade?
  • Pague primeiro a si!
  • Quanto poupar?
São muitos os portugueses que falam da impossibilidade prática de poupar todos os meses. Dizem-no muitas vezes sem uma reflexão aprofundada. É algo imediato e perfeitamente natural.

Apesar desta primeira reação, somos da opinião de que é possível poupar, apesar de para tal sermos chamados a tomar algumas opções que nos podem custar bastante.

Considera a poupança uma prioridade?


Gostaríamos que pensasse na resposta à pergunta formulada. Se parar um pouco, irá perceber que a generalidade das pessoas que consegue poupar fá-lo porque considera a poupança uma prioridade. Antes de realizar um conjunto de despesas — algumas essenciais outras não tanto — retira uma parte do dinheiro que tem na sua conta para uma conta poupança.

Pague primeiro a si!


Antes de pagar à EDP, à Galp ou ao Supermercado faça uma transferência automática da sua conta para uma conta de poupança. Programe a transferência para o dia em que recebe o seu vencimento ou para os dias imediatamente a seguir. E faça o processo automático, de modo a que não tenha intervenção. Sempre foge a algumas tentações de consumo...

Depois de constituir a poupança, poderá fazer um depósito a prazo ou recorrer a certificados de aforro ou certificados do tesouro, de modo a começar a ganhar juros com o seu dinheiro.

Quanto poupar?


Alguns autores de finanças pessoais falam da necessidade de poupar valores como 10% do seu vencimento. No entanto, a generalização de um valor acaba por ser bastante redutor. Defendemos que comece já hoje a poupar. E que o faça com algum esforço, mas sem colocar em causa a sua saúde. Comece com um objetivo exigente mas atingível. Criar hábitos de poupança é o mais importante pois é meio caminho andado para o seu sucesso financeiro.

Nunca se esqueça que poupar é deixar de consumir hoje para consumir no futuro. Está a poupar para alguma coisa, seja para uma emergência, para as férias ou para o estudo dos filhos. Os objetivos são seus. Mas procure defini-los com rigor. Conseguir ter objetivos claros torna mais fácil o esforço de poupança... a bem da sua segurança financeira!

Leia também
Maria Garcês
pague primeiro a si mesmo se quiser uma poupança! - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 8 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt