• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Comerciantes preocupados

Em média existem 2 assaltos por dia a ourivesarias

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Ourivesarias na mira

Comerciantes preocupados

É dramático o que as ourivesarias estão a passar pois desde 1 de Novembro até 6 de Dezembro registaram-se 53 assaltos, resultando numa média de 2 por dia.

A gravidade da situação é tal que a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) pretende reunir-se com o ministro da Administração Interna para abordar o assunto.

Outra questão é que uma boa parte dos assaltos não chega a ser do conhecimento público porque por segurança ou outros motivos os comerciantes e ourives preferem que não se saiba do sucedido.

É opinião comum que as autoridades políticas deveriam intervir, já que ultimamente o ouro tem valorizado, daí ser tão fácil vender ouro roubado e aí está a razão dos assaltos em Portugal terem subido tão drasticamente.

Um dos principais problemas para os ourives e comerciantes de ouro é fazer um seguro. É muito difícil contratar uma apólice que permita continuar com a porta aberta, fazendo com que no caso de assalto, o prejuízo recaia todo sobre o ourives.

Mesmo com seguro, segundo José Carlos Santos, ourives do Porto, as seguradoras conseguem escapar-se a pagar a perda dos assaltos.

Infelizmente, muitos são os ourives que recorrem às armas para se defenderem a si e ao seu património. Cada vez mais apostam em sistemas de segurança, como câmaras, gradeamento interior com alarme, sistema de fumo, que faz com que quando alguém entra na loja o espaço fique completamente opaco.

Apesar de totalmente desaconselhado, os ourives e comerciantes não têm saída senão ter uma arma na loja e sempre que necessário enfrentar os ladrões, o que por vezes, pode ter um fim trágico.

Maria Garcês
ourivesarias na mira - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt