• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Ultrapasse os obstáculos de trabalhar em casa

Com a crise, Portugal começou a entrar na era do tele-trabalho e são cada vez mais as pessoas a trabalhar em casa, quer por conta de outrem, quer na sua própria empresa. Mas nem sempre é fácil.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Os desafios de trabalhar em casa

Ultrapasse os obstáculos de trabalhar em casa
  • Nem sempre é fácil conseguir conciliar todos os afazeres, quando trabalha em casa.

Com os números do desemprego a aumentarem todos os dias, são cada vez mais as pessoas a optarem por trabalhar em casa, criando o seu próprio emprego ou mesmo optando por trabalhar por conta de outrem através do tele-trabalho. A verdade é que trabalhar em casa tem um sem número de vantagens, quer pela redução de custos fixos - pagamento de escritório, por exemplo - mas também tem alguns inconvenientes que muitas vezes não são tidos em conta. 
 

Sabe mesmo como gerir o seu tempo ao trabalhar em casa?


A resposta é óbvia, claro que sim. Mas não tenha tantas certezas. Estar a trabalhar em casa significa ter uma gestão rigorosa dos seus horários e dos seus afazeres. Em casa, tudo serve como fonte de distração e mesmo o horário de entrada ao trabalho é bastante flexível. Assim, convém ter a verdadeira noção de quais os desafios que vai encontrar se optar por trabalhar em casa.

Obstáculos e Dicas para trabalhar em casa


» Tarefas domésticas
Quando tinha que sair todas as manhãs de casa para o trabalho, as tarefas domésticas eram feitas ao final do dia, quando chegava. Se trabalhar em casa, siga a mesma rotina. Primeiro o trabalho profissional e só depois trate dos afazeres domésticos.

» Arranje-se
Quando trabalha em casa não se deve descurar a roupa que usa enquanto está a estudar. Por exemplo, nunca se levante da cama e comece a trabalhar de pijama. Mantenha o hábito de acordar, tomar banho, vestir-se, arranjar-se... Pode adaptar-se ao local onde está a trabalhar, mas tem que existir sempre uma separação entre aquilo que é a pessoa do profissional.
 

» Tarefas diárias
Quando se trabalha num escritório, por exemplo, todos os dias é necessário cumprir determinadas tarefas e objetivos. Trace os mesmos objetivos quando está a trabalhar em casa e não deixe de os cumprir. Não se deixe levar pelas distrações.
 

» A internet
A internet é uma fonte de distração enorme. Controle os acessos à rede e limite a navegação a assuntos relacionados com o trabalho. Actualizar as redes sociais deve ser algo que faz nos seus tempos livres e não enquanto trabalha, mesmo que esteja a trabalhar em casa.

» Socialize 
Estar a trabalhar em casa não significa isolamento. Quando acabar o trabalho, que deve ter horário de começo e horário de fim, tente encontrar-se com os seus amigos e sair à rua. Socializar é meio caminho andado para atingir o sucesso, quando se trabalha em casa.

» O local
Ter um local próprio para trabalhar é bastante importante. Defina qual é esse local e não espalhe o trabalho por toda a casa. Mantenha bem definidas estas barreiras do que é a sua casa e do que é o seu local de trabalho.

 

Leia também:

Negócios rentáveis a partir de casa »

Comece um negócio com menos de 1000 euros »

Maria Garcês
os desafios de trabalhar em casa - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt