Aguarde por favor...
A página está a ser carregada.

loading
  • Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Seguradoras não actuam conforme a lei

De acordo com declarações do presidente da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), António Teixeira Lopes, algumas seguradoras obrigam as oficinas a utilizar peças de qualidade inferior, além de não pagarem o IVA aos lesados.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão partilhados com os nossos Parceiros.
SIMULAR

Oficinas reclamam de seguradoras

Seguradoras não actuam conforme a lei

 

Sem apontar nomes, António Teixeira Lopes, presidente da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), critica algumas seguradoras por obrigarem as oficinas a utilizar peças de qualidade inferior. Além disso, também acusa algumas companhias de seguros de reprovarem orçamentos de reparação, de forma a assim pagar o prejuizo directamente ao lesado, fazendo o pagamento sem IVA.

A questão das peças de qualidade inferior resulta do facto de algumas seguradoras terem acordos com fornecedores, obrigando as oficinas a utilizarem os seus materiais, os quais, supostamente, têm certificação de qualidade.

Na verdade, o que acontece é que as peças são submetidas a um controlo efectuado por centros que atribuem a certificação de qualidade, isto porque no inicio do processo a peça revela-se um bom material, no entanto, posteriormente,  não é sujeita ao controlo de continuidade. 

De acordo com António Teixeira Lopes, pode-se dizer que praticamente "um quarto do valor das reparações está a ser metido ao bolso pelas seguradoras" envolvidas nestes procedimentos, com prejuízo "para as oficinas, para os particulares lesados e até para as companhias que agem correctamente".

Para a Associação Portuguesa das Seguradoras, as companhias nacionais seguem modelos já mais extensos noutros países, ou seja, uma actuação rigorosa, activa e atenta, o que tem permitido prémios mais baixos devido a custos de reparações também mais baixos. Além disso, salienta que não tem qualquer conhecimento das práticas acima referidas, até porque existe legislação europeia rigorosa sobre a utilização de peças equivalentes.

 

Maria Garcês
oficinas reclamam de seguradoras - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 25 days 4 months

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt