• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Energias alternativas, a resposta

A energia tem vindo a aumentar todos os meses e isso implica ainda mais despesa para os consumidores. A solução passa pelas energias alternativas.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Obras ecológicas em casa que trazem um retorno maior que investir na bolsa

Energias alternativas, a resposta
  • Com a quarta energia mais cara da Europa, é necessário apostar em alternativas.

 

O custo da energia tem vindo a subir consideravelmente, ainda mais agora que o mercado da energia está liberalizado. Será que é possível ter uma casa mais eficiente e poupar na energia que é utilizada em casa? Claro que sim. Basta investir nos equipamentos certos e, após o retorno deste investimento, ficará com valores consideráveis para utilizar naquilo que o faz mais feliz.

 

É verdade que o custo da energia dita muitas das nossas atitudes dentro de casa e, assim, importa investir na remodelação de hábitos com vista à poupança. Se por um lado estamos a poupar no nosso bolso, por outro estamos a tornar o planeta num local melhor. 

 

Para que a sua casa se torne eficiente, é fundamental que se invista em materiais e equipamentos que reduzam substancialmente a sua dependência energética, mas o ideal é mesmo apostar numa casa eficiente desde a sua concepção, ou seja, desde o projeto da mesma. 

 

Depois de fazer um projeto que responda às necessidades programáticas e adaptado a todas as características locais, há que apostar num conjunto de equipamentos que irão garantir uma poupança anual de quase 8 mil euros. 

 

Preparado para uma viagem ao mundo da eficiência? 

Existe uma panóplia de equipamentos que poderá usar para tornar a sua casa mais eficiente. Desde coletores solares para aquecimento de água a pavimento radiante, passando por bombas de água e vidros duplos. O importante é que faça um investimento ponderado e apoiado por entidades idóneas e competentes. Desta forma, conseguirá poupanças bastante significativas e isso ajuda a tornar a sua carteira mais pesada e a sua pegada no mundo bem mais leve. 

 

Incentivos e Benefícios

Hoje em dia, existem dois programas de incentivos para quem pretenda investir em renováveis. No que diz respeito ao solar térmico, o Fundo de Eficiência Energético, gerido pela ADENE, permite a comparticipação de 50% das despesas elegíveis, até 1500€. 

Relativamente à produção de eletricidade, o programa Renováveis na Hora oferece uma tarifa bonificada para a venda de eletricidade à rede. Deverá, para tal, consultar o portal das Renováveis na Hora.

 

Eficiência na hora de comprar

Os eletrodomésticos são os principais consumidores de energia numa casa. Assim, é importante que na hora de os escolher tenha em conta o seu grau de eficiência, evitando futuros gastos excessivos na sua utilização.

Tenha sempre em conta a etiqueta de eficiência energética que permite saber a classe energética do eletrodoméstico. Esta é a ferramenta ideal para o auxiliar a comprar um novo equipamento já que lhe permite optar por um produto mais eficiente. 

De salientar que deverá sempre comparar eletrodomésticos com as mesmas características e não pela classe energética. Por exemplo, nunca deverá comprar uma máquina de lavar roupa com uma máquina de lavar e secar sob pena de estar a fazer uma comparação errada face aos consumos.

Mais uma vez, faça a escolha de acordo com as suas necessidades efetivas. Deverá ter sempre em conta aquilo que realmente necessita já que adquirir um eletrodoméstico que vá além das suas necessidades se poderá traduzir num consumo energético desnecessário. 

No site www.topten.pt poderá ter uma ferramenta essencial para escolher os modelos de eletrodomésticos mais eficientes, nas diversas categorias. Desta forma, poderá conhecer detalhadamente as suas escolhas e fazer comparações mais reais. 

 

O Investimento

Como já percebemos, a eficiência energética pressupõe poupanças efetivas consideráveis. No entanto, é necessário que se façam investimentos avultados e nos dias que correm são poucos aqueles que têm o capital necessário disponível para fazer da sua casa, uma casa eficiente. Desta forma, poderá ter no crédito pessoal um grande aliado. Com linhas de crédito especializadas em energias renováveis e eficientes, os bancos disponibilizam os melhores produtos e as melhores taxas. 

Pesquise entre os maiores bancos portugueses e conheça as ofertas existentes para a energia. Verá que o investimento na eficiência será bem mais fácil. 

 

O nosso concelho? 

Informe-se e encontre os melhores parceiros do mercado para o ajudarem a tornar a sua casa numa Eco Casa. Desta forma, conseguirá diminuir a sua pegada no mundo e amealhar alguns euros. Precisa de mais razões?

 

 

Maria Garcês
obras ecológicas em casa que trazem um retorno maior que investir na bolsa - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt