• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Uma segurança sobre os seus créditos

Seguros direccionados para as PME – Pequenas e Médias Empresas, revelam-se fundamentais numa altura em que se assistem a tantos processos de insolvência. Gestores destes seguros defendem a importância de uma ferramenta destas, independentemente de vivermos em crise, pois é reconhecido o seu valor, principalmente, em processos de internacionalização. 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

O que são seguros de crédito?

Uma segurança sobre os seus créditos
  • Mas afinal o que são seguros de crédito?

Os seguros de crédito são vantajosos para empresas pois no fundo, trata-se de um sistema de seguro que cobre os riscos do não pagamento dos créditos, por parte dos clientes. As empresas ao subscreverem estes seguros procuram fundamentalmente garantias

 

A seguradora o que faz é analisar o perfil de cada um dos clientes da empresa e definir um plafond de crédito. Tal significa que se um cliente não pagar a sua dívida à empresa, esta pode participar o sinistro à seguradora e é indemnizado numa percentagem que pode chegar até aos 90%. A seguradora paga a indemnização e desenvolve os procedimentos necessários perante o incumpridor, através de um plano de pagamento para recuperar o valor.

Para definir o valor do prémio do seguro é aplicada uma taxa ao volume anual de vendas da empresa, que pode variar entre 0,1% e 2%. Outros custos associados à criação do seguro de crédito são custos de análise, custos de vigilância dos seus clientes e custos de abertura de processo de recuperação nos casos em que participa os sinistros.

 

Os gestores dos seguros de crédito defendem que mesmo que não se esteja em tempo de crise, este produto é fundamental para qualquer negócio, porque assim fica protegido do risco de incumprimento, evitando todas as consequências decorrentes de uma situação de incumprimento, nomeadamente:  falta de liquidez, despesas de gestão de cobrança e pesquisa de novos clientes.

As empresas que andam à derivam sem qualquer segurança, correm muitos mais riscos, tendo em conta os níveis históricos de insolvência atingidos este ano em Portugal. As empresas que não contratam um seguro de crédito correm o risco de ver os seus clientes ir à falência.

 

Outro motivo para contratar um seguro de crédito é o facto de cada vez mais empresas pensarem em internacionalizar-se e tendo em conta o risco associado à entrada em novos mercados, com este seguro recebe apoio no que respeita a analisar as especificidades legais, práticas comerciais, empresas locais, além de um conjunto de serviços de cobrança no caso de incumprimento.

Finalmente, outra vantagem do seguro de crédito é o acesso ao crédito bancário que tem sido cada vez mais restringido às PME. Tal é possível, graças ao facto dos activos de uma empresa estarem protegidos facilitando o acesso ao crédito, além da segurança que é possível ter com este produto. 

 

A previsão aponta para o aumento de empresas a contratar este seguro, tendo em conta o nível de falências atingido, além de cada vez mais empresas se virarem para a exportação e internacionalização.

 

Maria Garcês
o que são seguros de crédito? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 4 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt