• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Produtos de aforro de longo prazo

Os seguros de capitalização são fundos de investimento mas com algumas diferenças a nível fiscal. Tratam-se de produtos de aforro de longo prazo, no entanto, a DECO desaconselha pelo fraco rendimento e pelas comissões cobradas, apesar do capital garantido, que muitos portugueses privilegiam na altura de aplicar as suas economias.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

O que são seguros de capitalização?

Produtos de aforro de longo prazo

De acordo com a DECO, os seguros de capitalização não compensam pelos custos elevados associados no que respeita a comissões e resgates, além da protecção ao investidor ser muito baixa.

 

Um seguro de capitalização é um produto de poupança com a mesma fiscalidade de um seguro de vida, ou seja, a tributação diminui ao longo do tempo do investimento. Ao passo que a generalidade dos produtos financeiros é sujeita a uma tributação de 21.5% sobre os juros recebidos, nos seguros de capitalização essa taxa vai descendo, sendo de 21,5% até ao 5º ano de investimento, 17,2% do 5º ao 8º ano e 8,6% após o oitavo ano de investimento. A tributação é feita desta forma se pelo menos 35% do valor investido tenha sido realizado na primeira metade do contrato.

 

Com estes produtos de poupança, os investidores estão sujeitos às oscilações do mercado, pois em caso de falência da seguradora, o consumidor conta apenas com as reservas da companhia de seguros, que se poderá revelar muito baixa. Este cenário já não se verifica em depósitos, acções, obrigações e fundos, pois estes estão protegidos por mecanismos externos às entidades.

 

Mesmo com capital garantido, é preciso ver se é vantajoso ou não investir nestes seguros já que se precisar de efectuar um resgate, terá altos custos associados, além disso o alto preço da garantia do capital pode não compensar o pequeno benefício fiscal que vai buscar.

 

A DECO alerta para diversificar as suas poupanças e para investimentos até 5 anos, o conselho é aplicar em depósitos a prazo pois são os que oferecem a melhor rentabilidade. Para investimentos de longo prazo, ou seja, mais de 5 anos, os Certificados de Tesouro têm um melhor desempenho que os seguros de capitalização, além de não cobrarem comissões.

 

Maria Garcês
o que são seguros de capitalização? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt