• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Depósitos a prazo: Tudo o que precisa saber

Os depósitos a prazo parecem-lhe atrativos mas ainda está na dúvida se deve ou não apostar neles? Saiba então o que são os depósitos a prazo e quais os riscos inerentes a este produto.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Compare os Investimentos com as taxas mais competitivas do mercado!

SIMULAR

O que são depósitos a prazo?

Depósitos a prazo: Tudo o que precisa saber
  • Os depósitos a prazo permitem poupar e tirar dividendos.

Definição de depósitos a prazo?


Os depósitos a prazo são um produto que todos os bancos disponibilizam e que visam a entrega de determinada quantia a uma entidade financeira.

Por sua vez, essa entidade fica obrigada a devolver esse fundo ao fim do período contratado e ao pagamento de uma remuneração extra, ou seja, ao pagamento de juros.

De salientar que os depósitos a prazo são um produto supervisionado pelo Banco de Portugal e, dependendo do tipo de juros, os depósitos a prazo podem ser simples ou indexados. Mas existem ainda os depósitos duais que são nada mais do que a junção de mais do que um depósitos a prazo.

E existem riscos nos depósitos a prazo?


Todas as aplicações financeiras têm risco e os depósitos a prazo não são exceção. Conheça então os principais riscos e esteja preparado para o que pode acontecer.

- Garantia de Capital
Quem decidir investir em depósitos a prazo tem sempre a garantia de que o capital depositado nunca se perde. Ou seja, a entidade financeira tem a obrigação de garantir que todos os fundos depositados são devolvidos ao cliente na data acordada entre ambos. E isto é válido para depósitos a prazo simples, indexados ou duais.

- Em caso de insolvência
Se por acaso a entidade financeira onde tem os seus depósitos a prazo se declarar insolvente, como aconteceu no caso BPP, os depósitos a prazo estão protegidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos ou pelo Fundo de Garantia do Crédito Agrícola.

No entanto, esse fundo tem um limite máximo de 100 mil euros, por instituição e depositante.

Se essa situação ocorrer fora de Portugal, mas dentro da União Europeia, a garantia é dada pelos sistemas de garantia desses mesmos países.

- Remuneração
No caso de os depósitos a prazo simples terem uma remuneração fixa, a taxa de juro é estabelecida na hora da assinatura do contrato de depósito a prazo e é sempre garantida essa taxa.

Se por outro lado, optar por depósitos a prazo com remuneração variável, a taxa de juro está dependente da Euribor e das suas oscilações. Desta forma, o depositante nunca sabe quanto irá receber.

- Liquidez
Os depósitos a prazo são produtos cujo valor depositado não pode ser levantado antes do prazo estipulado na hora da subscrição do produto. Ainda assim, existem alguns produtos que permitem a mobilização antecipada antes da data de vencimento.

Se fizer uma mobilização antecipada, em depósitos a prazo que não o permitem, perderá toda a liquidez ou poderá mesmo não conseguir ter acesso ao dinheiro antes do final do prazo.

Se optar por depósitos a prazo que permitam a mobilização antecipada, o banco pode aplicar um valor de penalização. No entanto, não poderá diminuir o valor depositado. Neste caso, os juros não serão pagos, na totalidade ou em parte.
Maria Garcês
o que são depósitos a prazo? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt