• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Os CTPM são boas alternativas para o investimento acima de 3 anos

Os Certificados do Tesouro Poupança Mais são uma boa alternativa de investimento para quem procura pouco risco e uma taxa de juro interessante.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Compare os Investimentos com as taxas mais competitivas do mercado!

SIMULAR

O que são Certificados do Tesouro Poupança Mais?

Os CTPM são boas alternativas para o investimento acima de 3 anos
  • Investimento isento de risco
  • Taxas de retorno interessante para mais de 3 anos
  • Para menos de 3 anos prefira certificados de aforro
A crescente necessidade de financiamento do Estado para fazer face ao aumento da despesa pública (que por qualquer motivo não para de aumentar, mesmo com as medidas de austeridade que bem conhecemos) tem levado o Governo a ser criativo.

A primeira inovação, do tempo de Victor Gaspar, consistiu na atribuição de um prémio de permanência extraordinário aos Certificados de Aforro. A segunda medida, que iremos analisar de seguida, foi a criação dos Certificados do Tesouro Poupança Mais.

O que são Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM)?


Os CTPM são produtos de aforro são produtos de dívida criados pelo Governo para captar o aforro das famílias portuguesas, visando investimentos de médio prazo (até 5 anos).

Quais as taxas de juro?


As taxas de juro são fixadas para cada um dos anos da aplicação financeira e serão as taxas que se seguem:

  • Ano 1 — 2.75%;
  • Ano 2 — 3.75%
  • Ano 3 — 4.75%
  • Ano 4 e 5 — 5%

A taxa média da aplicação será de 4.25% sendo que nos anos 4 e 5 a taxa pode ter um prémio em função do crescimento médio real do PIB a preços de mercado (vamos pensar que não irá acontecer...).

O pagamento de juros é anual e ocorre quando a aplicação faz exatamente um ano.

Montante de subscrição


O montante mínimo de subscrição é de 1.000 unidades (ou 1.000€).

Os Certificados do Tesouro Poupança Mais são interessantes?


Caso pretenda um investimento para o médio prazo (para mais de 3 anos) os certificados do tesouro são uma boa alternativa de investimento. Na eventualidade de perspetivar os seus investimentos para períodos inferiores a 3 anos deverá considerar antes investir através dos certificados de aforro pois as taxas médias são mais interessantes.

Por último, num cenário de subida das taxas EURIBOR, estes produtos deverão ver a sua taxa de juro revista para não deixarem de ser interessantes. Infelizmente, não será provável que aconteça pelo que se perspetivar uma subida das taxas de juro deve optar por outras alternativas.

Leia também
Maria Garcês
o que são Certificados do Tesouro Poupança Mais? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 22 days 4 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt