• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Certificados de arrofo: como funciona a sua aplicação?

Conheça com detalhe a realidade dos certificados de aforro em Portugal, desde as taxas de juros aplicavéis aos valores de subscrição. 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Compare os Investimentos com as taxas mais competitivas do mercado!

SIMULAR

O que são certificados de aforro?

Certificados de arrofo: como funciona a sua aplicação?
  • Envie-nos a sua sugestão ou dúvida para info@meuportalfinanceiro.pt

Os certificados de aforro são instrumentos de dívida pública que têm como fim cativar a poupança dos investidores. São colocados à venda directamente aos aforradores e apresentam montantes mínimos de subscrição (100 euros).  Na prática, são produtos de investimento no Estado, esperando o investidor uma rentabilização a curto, médio ou longo prazo.

 

Como comprar certificados de aforro?

 

Os certificados de aforro só podem ser emitidos a particulares, sendo intransmissíveis, à exceção do caso de falecimento do seu portador.

A emissão e o resgate de certificados de aforro (série C) podem ser feitos nos balcões dos CTT, e online, no site AforroNet.

 

Certificados de Aforro: Série A

A subscrição de certificados de aforro da série A foi cancelada em 1986, existindo ainda certificados desta série por resgatar.

 

Certificados de Aforro: Série B

A subscrição desta série de aforro cessou em 2008. Todos os certificados ainda por resgatar apresentam o prémio máximo de 2%.

 

Certificados de Aforro: Série C

Estes certificados podem ser subscritos a partir de 100 unidades (1 euro cada), com juros de periodicidade trimestral. A sua rendibilidade tem como base a taxa Euribor a três meses, à qual é aplicada um factor de 0,85%, adicionado de 0,25 pontos percentuais. É acrescido ainda um prémio de 2,75, até 31 de dezembro de 2016, não podendo resultar daqui uma remuneração que ultrapasse os 5%. 

 

A validade destes certificados de aforro é de 10 anos, sendo o capital e os juros capitalizados creditados passado essa data na conta indicada na primeira subscrição. 

 

É possível um resgate total ou parcial destes certificados, após o primeiro vencimento de juros da subscrição. Neste caso será reembolsado o valor das unidades resgatadas e o valor dos juros capitalizados até à altura do resgate.

 

Pode consultar tabelas de reembolso de certificados de aforro no site da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.

 

Leia também:

Depósitos a prazo ou certificados de aforro? »

Certificados de Reforma vs. Plano Poupança Reforma »

Maria Garcês
o que são certificados de aforro? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt