• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Tudo o que precisa de saber sobre Bilhetes do Tesouro.

Saiba o que são Bilhetes do Tesouro, porque são importantes para o País e como pode ganhar dinheiro com eles.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

O que são bilhetes do tesouro?

Tudo o que precisa de saber sobre Bilhetes do Tesouro.
  • Financiamento do Estado de Curto Prazo
  • Reduzido nível de risco
  • Taxas de retorno muito baixas

Como as famílias e as empresas, também os Estados têm a necessidade de se financiar nos mercados financeiros para fazerem face a diversas despesas:

 

  • Despesas de funcionamento
  • Investimento/Obras Públicas 

 

Sendo certo que estas despesas devem ser cobertas pela cobrança de impostos, nem sempre existe dinheiro em caixa para as financiar. Deste modo, o Estado irá recorrer aos mercados e pedir dinheiro emprestado aos investidores, sendo de destacar os seguintes instrumentos:

 

  • Bilhetes do Tesouro — Para o curto prazo (menos de 1 ano)
  • Obrigações do Tesouro — Para o médio-longo prazo (mais de 1 ano)
  • Outros títulos de dívida pública (por exemplo, certificados de aforro)

 

Reduzido nível de risco

 

Os Bilhetes do Tesouro são, geralmente, os produtos de investimento menos arriscados numa economia, devendo-se esta característica a:

 

  • São emitidos pelos Estados, que têm sempre a possibilidade de aumentar os impostos para fazer face ao pagamento das prestações
  • São emitidos para prazos muito reduzidos, o que garante uma maior previsibilidade. Se pode ser complicado "adivinhar" o futuro longínquo, será mais fácil percecionar os acontecimentos dentro de três ou seis meses.

 

Não esquecer a relação risco/retorno

 

Diz-nos a teoria financeira que maior retorno esperado tem de ser sinónimo de maior risco. Não há almoços grátis. Assim sendo, tendo níveis de risco muito baixos, é natural esperar que o retorno esperado seja muito baixo. Por exemplo, emissões recentes de Bilhetes do Tesouro têm trazido taxas de retorno inferiores a 1,00%.

 

A generalidade dos portugueses tem perfil conservador. Tendemos a não gostar do risco, pelo que procuramos produtos que nos trazem retornos muito reduzidos. Sejam os depósitos a prazo, os certificados de aforro ou os Bilhetes de Tesouro (que podem ser comprados diretamente ou através de fundos de investimento). Porque não procurar investimentos com mais risco?

 

Leia também

Certificados de Aforro vs. Depósitos a Prazo. O que escolher? »

Guia passo a passo para escolher o seu depósito a prazo »

Maria Garcês
o que são bilhetes do tesouro? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt