• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Medidas a tomar em caso de acidente

Após comunicar um acidente automóvel à sua seguradora, compete à instituição accionar mecanismos tendentes à reparação e indemnização de eventuais danos.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

O que fazer em caso de acidente (II)

Medidas a tomar em caso de acidente

Após a marcação da peritagem pela seguradora – que deverá ser feita no espaço de dois dias – a seguradora do outro interveniente deverá, no espaço de 30 dias, no máximo, comunicar se paga ou não a reparação.

Quando o valor do arranjo, a somar ao do veículo após o acidente, ultrapassa o valor comercial da viatura é declarada perda total. Caso não concorde com a divisão de responsabilidades da seguradora, tem cinco dias úteis para apresentar novos danos. A decisão final deverá ser comunicada dois dias depois.

Refira-se que os prazos são reduzidos para metade quando se preenche a declaração amigável. Mas duplica em casos de intempéries ou perante o número elevado de acidentes que possam ocorrer em simultâneo.

Se a seguradora do outro condutor assumir a responsabilidade pelo sinistro você terá direito a um veículo de substituição, com características semelhantes às do veículo sinistrado.

Em caso de conflito com a seguradora, pode sempre apresentar queixa no Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros Automóveis, porém é uma solução mais morosa e cara. Antes de tentar este expediente, tente enviar uma carta regista com aviso de recepção à seguradora e exponha o seu o problema referenciando sempre o seu número de apólice. Se ainda assim não chegar a um acordo, pode sempre optar por solicitar aconselhamento junto da Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) através da linha 808 200 145 ou junto do Centro de Informação Autárquica ao Consumidor.

Cuidados no preenchimento da DAAA

Preste muita atenção, pois a declaração amigável só é considerada devidamente preenchida quando contém uma resposta cabal e clara aos seguintes pontos:

Data do Acidente; Danos Materiais; Companhia de Seguros; Esquema do Acidente; Observações; Local do Acidente; Feridos; Segurado; Circunstâncias do Acidente; Veículo; Condutor; Assinatura dos Condutores.

O verso da sua declaração amigável funciona como uma participação de sinistro e poderá ser preenchida mais tarde, na sua própria casa.

 
Maria Garcês
o que fazer em caso de acidente (II) - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt