• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Seguro de vida

Um seguro de vida dá-nos estabilidade, o que se justifica só por si. Em caso de morte, de sobrevivência ou de ambos, o seguro está lá para o imprevisto.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

O que é um seguro de vida ?

Seguro de vida
  • O que é um seguro de vida
  • Porque é importante ter um seguro de vida
  • Onde fazer um seguro de vida

Um seguro de vida é ... um seguro!


Neste caso, protege a pessoa segura (ou beneficiários) de algum imprevisto relativo à sua vida. Pode ser obrigatório (por exemplo no caso da contratação de um Crédito Habitação), ou facultativo.

Definição de seguro de vida?


O seguro de vida tem duas coberturas fundamentais: o risco de morte e o risco de sobrevivência. Pode ainda ser contratado um seguro misto (ou seja, engloba no mesmo seguro ambas as situações) e à cobertura base acrescentar outro tipo de coberturas como o risco de acidente, invalidez ou desemprego.

  • Risco de morte: em caso de morte durante a vigência do seguro, o beneficiário recebe o montante acordado com a seguradora;
  • Risco de sobrevivência: caso a pessoa segura se encontre viva no final prazo acordado, recebe o montante acordado.
  • Modalidades mistas: englobam as duas situações, ou seja, morte e sobrevivência (podendo variar os montantes entre ambas as coberturas)

Porque é importante ter um seguro de vida?


Risco de morte 

Fundamentalmente porque um seguro mitiga os efeitos de potenciais situações menos agradáveis. No caso de morte, por exemplo, naturalmente que o seguro não substitui a vida da pessoa mas pode minimizar os efeitos, sobreturo materiais, que a perda significa para a família.

  • Entrega do montante acordado ao beneficiário em caso de morte da pessoa segura;
  • Associado ao Crédito Habituação este é liquidado pela morte de um dos titulares;
  • Ainda associado ao Crédito Habitação, protege também em caso de invalidez permanente.

Risco de sobrevivência 

O nome pode parecer estranho mas acaba por ser precisamente isso que se pretende expressar. Com a esperança média de vida a aumentar, e com a diminuição dos apoios e prestações sociais, este tipo de seguro pode ser muito interessante:

  • Assegura um determinado valor no final do prazo acordado no seguro;
  • Excelente ajuda para fazer face às despesas na velhice

Onde fazer um seguro de vida?


Ao contratar um crédito com uma instituição financeira, por norma, o seguro de vida vem imediatamente associado à operação e é feito numa seguradora ou parceira da instituição financeira. No entanto, caso pretenda, a lei permite-lhe que procure opções mais vantajosas noutras seguradoras. Neste caso o seguro é obrigatório. 

As características dos seguros de vida são, na sua base, muito semelhantes apesar de o prémio a pagar poder diferir de pessoa para pessoa. Vale a pena estudar atentamente as condições do seguro que se escolheu para depois não ter uma surpresa.

  • Se tiver vários créditos (habituação, pessoal ...) o valor do capital seguro aumenta e, por isso, aumenta também o prémio a pagar
  • O valor varia em função da cobertura que pretenda (no caso dos seguros facultativos)
  • Alguns riscos não estão incluídos no seguro, como doenças já existentes na data de contratação e alguns desportos radicais (perigosos)

Peça-nos uma simulação que encontraremos o produto adequado à sua situação.

Leia também

Maria Garcês
o que é um seguro de vida ? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt