• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Crédito consolidado: Vantagens e desvantagens

Quando as contas são muitas e o orçamento é cada vez menos, o crédito consolidado pode ser a solução quase milagrosa.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

O que é um crédito consolidado?

Crédito consolidado: Vantagens e desvantagens
  • Previna o incumprimento e equilibre já as suas contas.
As famílias portuguesas têm vindo a conhecer cortes orçamentais bastante significativos e as situações de sobreendividamento são cada vez mais.

De facto, a taxa de incumprimento tem sido maior do que o esperado e isso faz com que medidas drásticas tenham que ser tomadas.

Se está numa situação limite de sobreendividamento, o melhor será agir já, tomando medidas preventivas que lhe permitam evitar o incumprimento.

Com o crédito consolidado, poderá conseguir equilibrar o seu orçamento familiar, conseguindo levar a bom porto todos os seus objetivos.

De que forma é que o crédito consolidado o pode ajudar?


O crédito consolidado é um produto financeiro que lhe permite juntar, num só, todos os seus créditos, independentemente da sua origem ou objetivo. Desta forma, evita várias datas de pagamento, várias TAEG, vários intervenientes....

Ou seja, o crédito consolidado consiste na contratação de um novo crédito específico do valor total das suas dívidas. Desta forma, pagará os valores que tem pendente e poderá poupar cerca de 60% com as suas prestações mensais já que ficará apenas com uma prestação e um interveniente, reduzindo drasticamente os juros e os problemas associados com vários créditos.

Crédito consolidado: Opções


Os bancos e instituições de crédito oferecem duas opções para concederem um crédito consolidado:

- Com hipoteca
A grande maioria dos bancos e instituições de crédito que oferecem crédito consolidado, fazem-no através de uma hipoteca.
Ou seja, para efetuar o pedido de crédito consolidado deverá dar uma garantia real que minimize o risco das instituições. Assim, estará a dar a sua casa, por exemplo, como garantia de liquidação de todos os créditos contraídos e, em caso de incumprimento, o banco poderá ficar com a sua casa.

- Sem hipoteca
Existem inúmeras empresas e entidades que oferecem crédito consolidado sem hipoteca, apesar de esta solução ser cada vez mais difícil porque não existe qualquer garantia real que minimize o risco do empréstimo.

Credito Consolidado: Entidades


Não queremos que fique à toa na sua pesquisa. Apesar de ser fundamental uma pesquisa alargada sobre as principais ofertas de crédito consolidado, apresentamos-lhe aqui algumas das entidades financeiras que colocam à disposição dos seus clientes o crédito consolidado.

A Cofidis oferece-lhe um produto desenhado às suas necessidades, sem necessidade de garantias, sem despesas de liquidação ou amortização, liquidação dos créditos pela Cofidis e possibilidade de liberar 15% do valor a consolidar para crédito pessoal.

Soluções financeiras adaptadas à sua situação real. Nesta empresa, as garantias são necessárias e a solução não se destina apenas a pessoas em situações de sobreendividamento mas para todos aqueles que querem juntar num só crédito, todos os outros.

- Barclays
O Barclays oferece-lhe um produto bastante competitivo, com tacas a partir de 9% e valores disponibilizados em apenas 48h, associado a uma TAEG de 18,2%. Os prazos podem ir até aos 84 meses e poderá ter uma prestação mais baixa caso subscreva outros produtos Barclays.

Como solicitar um crédito consolidado?


Antes de solicitar um crédito consolidado, deverá tentar, ao máximo, reduzir o peso das suas prestações mensais. Caso não o consiga, o crédito consolidado é então a opção certa para si.

No entanto, para ter acesso ao melhor crédito consolidado do mercado, adaptado a todas as suas necessidades, deverá reunir uma série de informações, nomeadamente propostas de diversas entidades.

Comodamente, poderá fazer as suas simulações através do nosso simulador de crédito consolidado. Uma ferramenta gratuita e que lhe oferece, num só, as melhores propostas existentes e completamente adaptadas a si e à sua real situação económica e financeira.

Depois, basta contactar a entidade que selecionou para lhe conceder o crédito consolidado, fazendo depois o preenchimento de todos os formulários, identificando-se a si e a mais algum proponente do contrato, evidenciando as suas remunerações mensais, a sua residência fiscal, entre outros.

Além destes elementos, deverá identificar todos os créditos que pretende consolidar e dar indicações relativas ao tipo de crédito, montante da dívida e situação atual dos mesmos.

Depois, é só anexar as cópias dos documentos de identificação, extratos dos créditos e do capital em dívida, recibos de vencimento e esperar que o seu crédito seja aprovado.

Vantagens e desvantagens do crédito consolidado?


Apesar das inúmeras vantagens, o crédito consolidado apresenta também algumas desvantagens. Cabe-lhe a si, dependendo da sua situação financeira atual, pesar os prós e os contras e decidir em consciência.

Vantagens:
- Única prestação mensal
- Diminuição da taxa de esforço
- Poupança de cerca de 60% com prestações
- Gestão eficaz de prazo de pagamento
- Gestão de incumprimento e sobreendividamento

Desvantagens:
- Novo crédito
- Prazo de reembolso alargado
- Juros acrescidos
- Preço global do crédito inflacionado

Obs: Antes de assinar o seu contrato de crédito consolidado, leia e releia todos os documentos. O crédito consolidado deverá ser uma ajuda e não mais uma forma de sobreendividamento.

Dicas úteis
Esteja sempre atento a todos os custos inerentes ao novo contrato de crédito. Avalie e faça as contas, não se deixando iludir pela possibilidade de diluir as prestações no tempo porque poderá estar a hipotecar o seu futuro.

Leia sempre o contrato de crédito, inclusive as letras mais pequenas. Desta forma, poderá estar a evitar situações constrangedoras e geradoras de problemas.

Contrate um crédito consolidado que esteja adequado à sua situação financeira e não um que exija prestações mensais impraticáveis.

Se estiver indeciso entre dois produtos, opte sempre pelo crédito consolidado com a TAEG inferior porque isso significa um crédito mais barato.

Leia também:
Maria Garcês
o que é um crédito consolidado? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt