• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Seguro de saúde: Saiba o que o período de carência

Muitas vezes, o que separa um excelente seguro de saúde de um produto menos bom é o período de carência. Para que não seja apanhado de surpresa, é essencial que entenda o que é o período de carência.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Proteja-se e à sua família com um Seguro de Saúde!

Proteja-se e à sua família com um Seguro de Saúde!

Não poupe na saúde, poupe no seguro! Simulação gratuita e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
Quero poupar!

O que é o período de carência?

Seguro de saúde: Saiba o que o período de carência
  • Um seguro de saúde adequado às suas necessidades tem um período de carência equilibrado.
Quando contrata um seguro de saúde, um dos itens a analisar é o período de carência já que é precisamente este elemento que pode tornar o seguro mais ou menos competitivo.

Mas para melhor entender a importância do período de carência, nada melhor do que lhe explicar o que é isso de período de carência.

Mas afinal o que é um período de carência?



- Período de carência é o tempo que separa a assinatura do contrato do seguro de saúde da possibilidade de usufruir das suas coberturas a 100%.

Sempre que contrata um seguro é-lhe apresentado um período de carência ou seja, um período durante o qual as coberturas são ainda inexistentes.

Assim, se surgir uma situação mais grave durante o período de carência, não poderá usufruir do seu seguro de saúde.

O período de carência é comum a todos os seguros de saúde?


Em primeiro lugar, o período de carência não é igual em todos os seguros de saúde e mesmo dentro do mesmo seguro, poderão existir vários períodos de carência, dependendo da cobertura.

Em média, os seguros de saúde apresentam os seguintes períodos de carência:

- Ambulatório: 60 dias
- Hospitalização: 90 dias
- Parto: 18 meses
- Doenças graves: 6 meses

De salientar que, apesar de tudo, existem seguros de saúde sem período de carência e, em muitos casos, este pode ser o seguro de saúde mais indicado para si.

Como analisar o período de carência?


Para conseguir o melhor seguro de saúde do mercado, deverá fazer várias simulações para que possa comparar e analisar várias propostas.

Se quiser ganhar tempo e encurtar as tarefas, poderá utilizar o simulador de seguros de saúde do Meu Portal Financeiro e ter acesso a todos os produtos que melhor se adequam às suas necessidades.

É nesta altura, quando os resultados das simulações lhe são apresentados, que deve analisar todos os itens da proposta.

As coberturas são o que procura? 
Ótimo. 

Os valores de reembolso e copagamento correspondem ao que imaginava? 
Excelente. 

E o período de carência? 
Nunca se esqueça de ler esta parte importante da simulação porque pode estar aqui a diferença entre um excelente seguro de saúde e um seguro de saúde bom.

Caso não se recorde do período de carência na altura da simulação, antes de assinar o contrato tem sempre tempo para ler e analisar toda a proposta.

Leia também:
Maria Garcês
o que é o período de carência? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt