• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Crédito habitação: Esclareça as suas dúvidas

Pedir um crédito habitação é assumir um compromisso para toda a vida. Seja a 20 ou a 50 anos, este é um empréstimo que vai orientar o seu futuro. Não decida sem antes se informar.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

0
0

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

O que é o crédito habitação?

Crédito habitação: Esclareça as suas dúvidas
  • Comprar uma casa a pronto não é para qualquer um. Assim, o crédito assume-se como a verdadeira alternativa.

O que significa crédito habitação?


Um crédito habitação é um empréstimo para a aquisição de um imóvel através de um contrato de crédito entre uma instituição financeira registada no Banco de Portugal e uma (ou mais) pessoa.

No contrato, elaborado pelo Banco e apresentado ao titular do crédito habitação, ficam estipuladas todas as obrigações de ambos os intervenientes, assim como os direitos.

Quando a possibilidade de comprar casa a pronto pagamento está posta de lado, o crédito habitação assume-se como a verdadeira alternativa.

Para que serve o crédito habitação?


Em teoria, o crédito habitação responde a 3 finalidades:

1. Compra, construção, reabilitação de casa própria ou secundária
2. Compra de terrenos para construção de casa própria
3. Outras finalidades em que o imóvel seja dado como garantia relativamente a outros créditos celebrados com a mesma entidade

Qual o prazo de reembolso?

O prazo do crédito habitação varia de caso para caso. Ainda assim, é possível fazer um crédito habitação por 50 anos. No entanto, o titular do contrato não pode ter mais do que 80 anos no final do contrato.

Ou seja, se pretende fazer um crédito habitação por 50 anos, deverá fazer o crédito antes dos 30, garantindo assim a sua aprovação.

E qual o prazo de financiamento mais acertado?


Se está a pensar pedir um crédito habitação, saiba que o prazo ideal é de 25 anos. Para além de ser mais sensato, a verdade é que depois dos primeiros 25 anos de financiamento a prestação mensal não diminui por ai além.

Senão vejamos:

Apenas 18% separam uma prestação de um crédito habitação com prazo de 25 anos e uum de 50%, num empréstimo de 100 mil euros com uma taxa a 6%.

Desta forma, o prolongamento do prazo de reembolso do crédito habitação para os 50 anos não apresenta qualquer vantagem significativa.

Prestação

O crédito habitação é pago, ao banco, através de prestações mensais. Estas prestações são calculadas para que, ao longo da duração do crédito habitação, vá amortizando o capital em dívida e, ao mesmo tempo, pagando os juros desse mesmo crédito habitação.

No início do crédito habitação, a prestação é maioritariamente composta por juros, mas para o final, a situação inverte-se e paga-se mais capital em dívida e menos juros.

Fixa ou variável?


Esta é uma questão comum: Escolher a taxa fixa ou a taxa variável?

Normalmente, as pessoas tendem a escolher a taxa variável, indexada à Euribor e a verdade é que esta parece ser a melhor opção já que, por um lado, a prestação mensal é inferior e, por outro, poderá usufruir de quedas acentuadas da Euribor.

Por outro lado, a Euribor pode, a qualquer momento, subir o que significa que a sua prestação será mais alta, mas a verdade é que mesmo esse risco parece ser mais vantajoso do que optar pela taxa fixa e pagar, ao longo de todo o contrato, uma taxa alta.

Euribor

A Euribor é taxa base utilizada para calcular a prestação mensal do crédito habitação de taxa variável, sendo posteriormente adicionado o spread.

Esta taxa é uma média das taxas oferecidas para depósitos por um conjunto de bancos relevantes da zona euro e existem taxas Euribor a diversos prazos: 3 meses, 6 meses e 12 meses.

Em Portugal, e no crédito habitação, a taxa Euribor mais utilizada é a Euribor a 6 meses e é, no fundo, o preço pago pelos bancos na hora de se financiar.

E o que é o spread?


De uma forma simples, spread é a percentagem de lucro obtida por cada banco com o crédito habitação.

Ao longo dos últimos anos, o spread tem vindo a aumentar e passou de percentagens nulas ou irrisórias para valores perto dos 6%.

O banco financia na totalidade?

Não. Se é certo que, há poucos anos atrás, o banco financiava esta compra a 100%, hoje as coisas funcionam de forma diferente e caso não possua cerca de 20% do valor do imóvel, dificilmente conseguirá ter acesso ao crédito habitação.

Simulador de crédito habitação

Se quiser saber quanto pagaria mensalmente pela casa dos sonhos, não hesite em utilizar o simulador de crédito habitação do Meu Portal Financeiro.

Aqui, vai perceber qual o crédito habitação que melhor de adapta às suas necessidades e qual o banco que lhe oferece mais vantagens, podendo decidir em consciência.
Maria Garcês
o que é o crédito habitação? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt