• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Centro Nacional de Pensões: Tudo o que precisa saber

Está na idade de se reformar? Sabe onde apresentar o pedido? E sabia que é o Centro Nacional de Pensões que está incumbido de lhe comunicar a decisão final e o valor mensal que irá receber?

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

O que é o Centro Nacional de Pensões?

Centro Nacional de Pensões: Tudo o que precisa saber
  • A reforma pode ser uma etapa complicada, mas não com a nossa ajuda.
As regras para a reforma têm vindo a alterar-se e, hoje, já só é possível pedir a reforma a partir dos 66 anos de idade.

No entanto, ninguém fica automaticamente reformado e, portanto, é necessário apresentar o pedido formal junto do centro distrital de segurança social da área de residência, através da Segurança Social Direta ou através do Centro Nacional de Pensões e é precisamente este último organismo que irá comunicar ao beneficiário e à entidade patronal o valor da pensão a receber e a data em que se efetivará o pedido.

Mas afinal o que é o Centro Nacional de Pensões?


O Centro Nacional de Pensões é um organismo nacional do Instituto de Segurança Social.

Concretamente, o Centro Nacional de Pensões é o serviço responsável por gerir as prestações do sistema de segurança social ou relacionadas com o mesmo. 

O Centro Nacional de Pensões fornece informações sobre pagamentos de reformas nacionais, prestações internacionais e países da União Europeia. 

Informações e não só


Apesar de ser o órgão que presta informações relativas a pensões, o Centro Nacional de Pensões é também responsável pela receção de documentação essencial para a atribuição de pensões e pela tesouraria.

Além disso, o Centro Nacional de Pensões é quem comunica aos interessados o resultado do pedido de reforma. Ou seja, se entrou com o pedido de reforma junto da Segurança Social, será o Centro Nacional de Pensões a comunicar a decisão formal.

Independentemente do balcão onde solicitou a reforma, o Centro Nacional de Pensões irá, de forma centralizada, dar conta da decisão e indicar-lhe qual o valor mensal da sua pensão e a data a partir da qual irá começar a receber a pensão.

Simulador essencial


No portal da Segurança Social poderá ter acesso a um simulador para calcular o valor da pensão de invalidez ou velhice e esse simulador segue as regras estabelecidas no Decreto-Lei 187/2007.

Com esta ferramenta, o beneficiário poderá ter acesso a um valor aproximado da sua reforma, tendo em conta os dados fornecidos ou constantes no próprio sistema.

No entanto, nem todas as pessoas poderão ver, neste simulador, todas as suas dúvidas sanadas e, como tal, o beneficiário deverá contactar o Centro Nacional de Pensões que, de uma forma ou de outra, irá responder a todas as dúvidas.

Para contactar o Centro Nacional de Pensões, deverá utilizar um dos seguintes meios:

Email: cnp-pensoes@seg-social.pt
Fax: 217 903 788
Tel: 217 903 700
Carta: Rua de Entrecampos, 57 r/c
1749-001 Lisboa
Maria Garcês
o que é o Centro Nacional de Pensões? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt