• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Gestão de espaços públicos

A gestão de um espaço público tem muito que se lhe diga. Que o diga a EMAC - Empresa Municipal de Ambiente de Cascais que entre outras coisas faz a limpeza das zonas urbanas, limpeza e desinfecção de praias, recolher resíduos, entre outras.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

O caso raro da EMAC

Gestão de espaços públicos

Apesar de uma empresa bastante recente pois apenas tem 5 anos, o seu trabalho é reconhecido por todo o concelho de Cascais. Seja pela visibilidade que tem nas ruas, seja pelos carros de limpeza de estradas, o logotipo ou até cartazes, todos conhecem a EMAC pela sua dinâmica na gestão do espaço público.

Algumas das tarefas desta entidade são: a limpeza de zonas urbanas, limpeza e desinfecção de praias, a recolha de resíduos, a construção de parques infantis, jardins e tratar da manutenção de tudo o que está na rua devido a actos de vandalismo.

Além de todo este trabalho no exterior também é necessário gerir pedidos, sensibilizar os munícipes, lidar com sensibilidades diferentes e responder a reclamações.

Segundo Rui Libório, presidente da EMAC, não se pode gerir um negócio estando apenas no escritório. É preciso estar presente no terreno, perceber como tudo funciona, nem que para isso se tenha que levantar às 4 ou 5 da manhã e trabalhar no exterior sob chuva torrencial.

A nível de recursos humanos, uma parte são funcionários do Estado e outros são contratados. Destes 543 trabalhadores, alguns a início não acreditavam muito no sucesso de uma empresa como esta, mas hoje em dia, trabalham perfeitamente integrados na dinâmica da entidade.

Além disso, os colaboradores são bastantes motivados, tendo regalias que deviam servir de exemplo para a Administração Pública.

Uma parte da remuneração é variável pois consiste num prémio mensal de produtividade; a própria remuneração é ajustada e das mais altas em comparação com a concorrência. Os funcionários, assim como os seus filhos beneficiam de bolsas de estudo. Os filhos dos colaboradores que tenham idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos têm direito a campo de férias, assim como também existe um subsídio de creche até aos 6 anos. Muitos mais são os beneficios: desde livros escolares, seguro de vida, seguro de saúde, 1 litro de leite por mês como forma de motivar as pessoas a terem uma vida mais saudável, etc.

Recorde-se que no sector Autarquias, Empresas Municipais, Institutos Públicos e Associações, a EMAC teve um resultado de 79,69%, sendo portanto, a vencedora no seu sector, o que aliado ao facto de os residentes no concelho estarem satisfeitos, situação esta que é controlada através de contactos telefónicos, deixa o presidente bastante orgulhoso.

Maria Garcês
o caso raro da EMAC - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt